Bruxas, mezinhas do além, Queimada Galega e Esconjuro, este sábado, na Noite dos Medos de Melgaço | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Bruxas, mezinhas do além, Queimada Galega e Esconjuro, este sábado, na Noite dos Medos de Melgaço

Serões dos medos, bruxas, poções do além e outras mezinhas prometem “aterrorizar” Melgaço para mais uma “Noite dos Medos”, que acontece no próximo sábado, dia 28 de outubro. Nesta VII edição o evento muda de local, sendo o Largo Hermenegildo Solheiro o ponto de partida do Cortejo dos Medos, que terá um novo itinerário.





homens mascarados de demónios a expelir fogo pela boca e a tocar bombos

"A grande adesão que o evento tem tido nos últimos anos levou a que a autarquia deixasse a Casa da Cultura como palco para o arranque da noite, acontecendo agora no Largo Hermenegildo Solheiro, em frente à Câmara Municipal, no centro da vila melgacense", revela a autarquia de Melgaço em nota de imprensa.


Todos são convidados a vestir-se a preceito para celebrar o oculto e participar nas várias atividades que a autarquia preparou. O Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00, marca o arranque da terrível noite, no Largo Hermenegildo Solheiro, que estará devidamente decorado, criando o cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos, este ano subordinado ao tema “Bruxas & Feiticeiros” (categoria escola) e “Acompanhamento” (categoria grupo).

pessoas desfilando pelas ruas mascaradas de diabos e monstros

Segue-se o Cortejo dos Medos, um percurso até ao Cemitério dos Medos, no Castelo de Melgaço, este ano com um novo itinerário: nesta edição a autarquia quer centrar a atividade o mais junto possível do centro histórico, fazendo da vila um verdadeiro cenário de terror. O percurso: Largo Hermenegildo Solheiro - Rua Dr.º António Durães - Largo da Calçada - Rua Direita – Castelo de Melgaço.

boneca assustadora com olhos a sangrar, fugindo do cemitério

Já no Castelo de Melgaço, o público poderá assistir à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas, seguindo-se um deslumbrante espetáculo de fogo. Também aqui, pela primeira vez, haverá animação musical com DJ's.

desfile de mascarados transportando um caixão pelas ruas

A exposição “Máscaras do Diabo”, da autoria de Carlos Ferreira, está patente na Casa da Cultura até dia 22 de novembro. Entretanto, já se realizaram sessões de cinema, a 14 de outubro, os mais pequenos foram convidados a ouvir o conto “Histórias de arrepiar”, a 21 de outubro, e na passada sexta-feira, 20 de outubro, decorreram os Serões dos Medos, este ano sob a temática “Prenúncios de Morte”.

exposição com máscaras de cornos nas paredes

pormenor de 'Livro das Erbas Mágicas'

"Os serões caracterizam-se por momentos culturais e recreativos que promovem a exposição de temáticas associadas às histórias de fenómenos que assombram, relacionadas, com o sobrenatural. Pretende-se com esta ação, por um lado, promover uma abordagem científica às temáticas do oculto, com recurso à interpretação por parte de investigadores destas matérias e, de um modo mais recreativo, juntar relatos arrepiantes daqueles que já vivenciaram episódios sobrenaturais", detalha a autarquia.


Dirigida pelo professor Albertino Gonçalves e com relatos de histórias em 1ª pessoa, a iniciativa assume-se como uma ação de promoção e valorização de aspetos culturais de Melgaço relacionados com as temáticas do sobrenatural.

crianças e adultos ouvindo uma mulher vestida de bruxa relatar uma história

O evento “Noite dos Medos” acontece desde 2017 e surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.





0 comentário
bottom of page