top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo e Politécnica avançam com novo campo de jogos na Praia Norte | Peneda Gerês TV

7 de ago.
2 min de leitura

7 de agosto, 2026.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Universidade Politécnica de Viana do Castelo avançaram com um protocolo para construir um campo de jogos na Praia Norte, no dia 6 de agosto de 2026.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Universidade Politécnica de Viana do Castelo vão avançar com a construção de um campo de jogos para a prática desportiva. A infraestrutura ficará situada no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, na Praia Norte, junto à nova residência universitária da instituição de ensino.

 

Campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão em Viana do Castelo
Viana do Castelo e Universidade Politécnica avançam com novo campo de jogos na Praia Norte

 

De acordo com o protocolo firmado entre as duas instituições, a UNIPVC pretende aumentar a oferta de instalações desportivas para os estudantes do ensino superior. Por seu lado, o Município de Viana do Castelo reconhece a importância da construção de um equipamento desportivo que funcionará como um fator de atratividade da instituição e do concelho.

 

A autarquia destaca que tem investido na melhoria das instalações desportivas através da requalificação de equipamentos existentes e da construção de novas infraestruturas. Este trabalho contínuo visa responder às necessidades dos vianenses, clubes e associações, incentivando um estilo de vida saudável na comunidade local.

 

A empreitada ficará sob a responsabilidade da autarquia, que assegurará também todos os trabalhos de conservação e manutenção, tanto ordinários como extraordinários, necessários para garantir o bom estado das instalações durante o período de utilização do equipamento.

 

No âmbito do acordo estabelecido, a UNIPVC autoriza a construção e cede a utilização do equipamento desportivo ao Município de Viana do Castelo por um período mínimo de 10 anos. A cedência aplicar-se-á fora do horário letivo para práticas desportivas, dando primazia à ocupação por parte do Grupo Desportivo Areosense.

 

A ausência de infraestruturas apropriadas tem limitado a participação dos estudantes nas atividades desportivas universitárias e afetado o desempenho das equipas em competições académicas regionais e nacionais. A carência de espaços também tem condicionado a implementação de iniciativas de desporto informal e projetos interdisciplinares.

 

A construção do campo polivalente pretende suprir esta carência e proporcionar um espaço adequado a diversas modalidades, quer de carácter competitivo, recreativo ou educativo. O novo equipamento servirá tanto as necessidades da comunidade académica como as da população local.

 

A partilha de recursos entre a universidade e a comunidade criará oportunidades de cooperação com clubes, escolas e associações da área urbana. A utilização partilhada do espaço ambiciona promover uma gestão mais eficiente dos recursos públicos e dinamizar a vertente desportiva e social do município.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2026 Peneda Gerês TV

bottom of page