Castelo do Neiva inaugurou sede do GRECANE e exposição “Um Mar de Tradições”
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Castelo do Neiva inaugurou sede do GRECANE e exposição “Um Mar de Tradições”



A nova sede do GRECANE – Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva foi inaugurada no passado sábado, 29 de outubro, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

No interior da sede do GRECANE pode ser apreciada a exposição “Um Mar de Tradições”, implementada no âmbito da candidatura Valorização da Aldeia de Mar. Na sessão de inauguração, o autarca destacou o papel das associações culturais como o GRECANE, a quem elogiou pelo “trabalho riquíssimo com projeção local, no concelho, no país, mas também internacional”.

A nova sede, localizada no edifício do antigo centro de saúde, é “a demonstração da capacidade de como em conjunto – o GRECANE, a Junta de Freguesia e o Município – conseguiram interpretar um percurso de 48 anos de história e de tradições”, evidenciou ainda Luís Nobre. A nova sede, recorde-se, nasceu fruto de um protocolo de cooperação e apoio financeiro que permitiu apoiar a realização das obras de remodelação das suas instalações, no valor de cinquenta mil euros. Esta Instituição de Utilidade Pública, conta com um vasto historial de quase 48 anos de existência de serviço à comunidade, promovendo uma grande diversidade de atividades.


Na cerimónia, foi também inaugurada uma mostra de cariz etnográfico, que aborda os Trajes de Pescadores e Sargaceiros de Castelo do Neiva e a exploração das vivências e memórias na primeira pessoa das gentes locais, com um enquadramento regional do litoral vianense, comparando-o com as restantes Aldeias de Mar, pretendendo valorizar as práticas, usos e costume desta freguesia.

A exposição pretende divulgar um vasto legado etnográfico e cultural ligado ao mar e às suas gentes, através da valorização da cultura marítima e do potencial endógeno associado às variáveis de identidade, cultura, hábitos e costumes, tal como a pesca, o artesanato e o folclore. Esta simbiose, que cultiva e mantém vivas as tradições, além de possibilitar a sua perpetuação no tempo, às gerações vindouras, permitirá o desenvolvimento económico da Aldeias de Mar e Castelo do Neiva, uma vez que esta passará a ter maior notoriedade.

Já no próximo sábado, 5 de novembro, Castelo do Neiva recebe, entre as 12h00 e as 16h00, a mostra gastronómica “Um Mar de Iguarias”, com produtos do mar e animação variada. O evento gastronómico terá como destaque o marisco e o polvo pescado ao largo da costa de Castelo do Neiva e que é servido nos restaurantes locais. Assim, marcam presença nesta mostra: Pedra Alta, Casa da Joana, Segredos do Mar, Sede do Castelense, Taberna da Laurinda, Restaurante O Carvalho, Tasco Regional e ainda a Pastelaria do Castelo. A animação será garantida com MetaSonora, Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GRECANE) e ainda Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.


Os objetivos gerais do projeto “Aldeia de Mar – Castelo do Neiva” são a valorização das vocações, do património cultural e identidade ligada ao mar e à pesca, da sua atmosfera sensorial e a gastronomia e alimentação ligada ao mar. As ações irão gerar um impacto positivo na qualificação da oferta de alojamento e animação local, assim como na melhoria do acesso e respetivo usufruto, aos ativos e recursos naturais do local.


O projeto Valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva tem como público-alvo, o público interno e externo. Deste modo, as diferentes iniciativas, ao promoverem a “Aldeia de Mar – Castelo do Neiva”, irão implementar a construção de laços sociais e económicos entre esta comunidade piscatória, os residentes e os turistas, excursionistas e investidores, alavancando o desenvolvimento endógeno deste núcleo.


No âmbito da candidatura Valorização da Aldeia de Mar, Viana do Castelo tem trabalhado a valorização da Ribeira de Viana e de Castelo do Neiva.



0 comentário
bottom of page