Catarina Gomes expõe “Tecla Suja” na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Catarina Gomes expõe “Tecla Suja” na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo



A artista Catarina Gomes inaugurou, este fim de semana, a exposição “Tecla Suja” na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. A proposta corresponde à 20ª exposição de obra gráfica de artista publicada em livros, revistas e jornais na biblioteca vianense.

Esta exposição irá ficar patente até final de junho e, como tem acontecido com as anteriores, será apreciada pela comunidade vianense e, sobretudo, pelos mais interessados pelas artes (incluindo professores e alunos).


Iniciado há 10 anos, e de forma ininterrupta, este projeto tem-se mantido ativo graças à recetividade e ao acolhimento da comunidade vianense e de muitos curiosos que visitam a Biblioteca Municipal para acompanhar as diferentes exposições.

Catarina Gomes vive no Porto, cidade onde nasceu em 1983. Estudou Design e Comunicação na Faculdade de Belas-Artes do Porto e Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e Ave, onde concluiu o mestrado. O interesse pela ilustração surgiu em Bratislava, onde esteve ao abrigo do programa Erasmus, influenciada pelas exposições que viu, os livros que comprou e o tempo livre que teve para experimentar novas técnicas.


Desde 2013, cria ilustrações para livros infantojuvenis e outros projetos gráficos, escreve alguns dos livros que ilustra e participa regularmente em exposições coletivas de ilustração.


Para além do trabalho como ilustradora e designer freelancer, dá aulas e orienta oficinas de desenho, ilustração e animação stop-motion.

Em 2011, o seu filme “O sono e o sonho” foi selecionado para a competição da 36ª edição do festival Cinanima, na categoria de Jovem cineasta Português.


Dos livros publicados, destacam-se o “Livro (de atividades) para massajar a imaginação”, publicado pela Edition Lidu, que, em 2014, venceu a 2ª edição do Art Books Wanted International Award.


O seu trabalho tem sido reconhecido por entidades como a Bienal de Ilustração de Guimarães, a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha e a 3X3 Magazine.


FOTOS: © João Tiago Lomba


0 comentário
bottom of page