Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe a iniciativa "Ler em Viana"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe a iniciativa "Ler em Viana"



Entre os dias 23 de abril e 7 de maio, a iniciativa “Ler em Viana” é uma aposta na criação de um evento cultural relevante, devidamente estruturado, que contempla uma vasta programação.


"Ler em Viana" inclui diversas iniciativas como sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, espetáculos, teatro, concertos, a 42ª Feira do Livro e a 13ª edição dos Contornos da Palavra.


O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, indicou, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que pretendem que esta seja “a festa da leitura” do concelho de Viana do Castelo. “O âmago da questão é que não estamos apenas a realizar uma feira do livro, estamos a promover um evento que pretende sensibilizar e trabalhar as questões relacionadas com o livro e à cultura”, indicou.

A Feira do Livro arranca às 15h00 de 23 de abril. O Centro Cultural estará de portas abertas, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 23h00, e aos sábados, domingos e feriado, das 15h00 às 23h00.


A principal sala de espetáculos vianense contará com a presença de 32 stands, com 15 livreiros, em representação de mais de 180 editoras, incluindo editoras independentes, associações e instituições do concelho com trabalho relevante na área editorial. Nestas duas semanas, o “Ler em Viana” vai integrar a presença de 14 escritores/autores. A programação inclui ainda três concertos, duas sessões de poesia, três espetáculos para o público infantojuvenil, oficinas variadas e três colóquios.


O Diretor da Biblioteca Municipal, Rui Viana, assume que o objetivo é dar “um novo fôlego à antiga Feira do Livro, que já era um modelo gasto”. “Esta iniciativa Ler em Viana congrega a Feira do Livro e os Contornos da Palavra, trazendo alguma animação a Viana do Castelo nesta altura do ano, sendo que o objetivo principal é sempre a promoção da leitura”, realçou.


Na programação, destaque para um concerto dos Clã, às 21h30 de 23 de abril. O espetáculo é de entrada gratuita, mas com levantamento prévio de bilhetes no Centro Cultural.


A 24 de abril, às 16h00, será apresentada uma tarde infantil com o espetáculo “O meu mundo bom”, de Anabela e João Frizza.


Adolfo Luxúria Canibal participa no evento vianense no dia 27 de abril, às 21h30, com “Não às palavras decorativas”. Dia 28, às 21h30, “Falar de livros e de filmes” contará com a presença de Mário Augusto, afamado jornalista de televisão.


No dia 29 de abril, Sérgio Godinho fala do seu último livro, “Palavras são imagens são palavras”, às 21h30, num momento que contará com Isaque Ferreira e com leitura de poemas por atores do Centro Dramático de Viana.


No sábado, 30 de abril, a iniciativa acolhe a Feira das Publicações Marginais, com BD, fanzines, revistas, livros e obras gráficas. Entre as 15h00 e as 18h00 desse dia, o artista e editor Marcos Farrajota promove “Ensina-me a fazer um fanzine”.


O grupo Bandua apresenta-se gratuitamente na noite de 30 de abril, às 21h30, no Centro Cultural.


A 1 de maio, “A Imprensa Regional – Quem escreve e quem lê?” será tema de conversa, entre as 11h00 e as 13h00, com Fernando da Silva Pereira, Gonçalo Fagundes Meira, Gualter Bacelar e João Basto. Nessa noite, às 21h30, Recital de Poesia com Música por Isaque Ferreira, Rodrigo Brito e Tiago Mirra.


A 2 de maio, às 21h30, Isabel Campos apresenta o escritor João Tordo e o livro “Naufrágio”. Este momento, com sessão de autógrafos, permitirá ao escritor falar dos livros da sua vida e do seu último livro.


A 4 de maio, às 21h30, Alberto Rego e Daniel Pereira Cristo vão “Falar de danças e cantares”.


A 6 de maio, também às 21h30, “A falar é que a gente se entende” reúne o jornalista Adelino Gomes e o fotógrafo Alfredo Cunha, com apresentação de Rui Faria Viana.


A 7 de maio será entregue, às 18h00, o Prémio Literário Luís Miguel Rocha e, às 21h30, sobe ao palco do Centro Cultural a rapper, letrista, cronista e ativista Capicua.


Em todo o alinhamento de atividades há uma intencionalidade subjacente, que permite a interseção de múltiplos saberes: literatura, arte, ciências e tecnologias, encontro da música com a palavra lida, cantada ou de outras formas mostrada, a convergência da educação e da cultura.


Envolvendo cerca de 10 mil estudantes, a iniciativa Contornos da Palavra é dirigida, sobretudo, aos alunos e professores pertencentes às escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo. Esta edição tem como tema “Conhecer o passado, projetar o futuro” e proporciona, em articulação com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, uma outra oferta educativa a partir de atividades culturais e formativas que contribuam para o enriquecimento pessoal e profissional de alunos desde a educação pré-escolar do ensino secundários, professores, outros agentes educativos e comunidade em geral.


A atividade cultural é dinamizada pela Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal, desde 2010, e, pela primeira vez, ocorrerá em duas semanas consecutivas.


Para os alunos das escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo, desde o pré-escolar ao ensino secundário, a 13.ª edição dos “Contornos da Palavra” prevê um conjunto de sessões com a presença de escritores, ilustradores, contadores de histórias e grupos de teatro, que, de forma presencial levam à escola, em contexto de Semana da Leitura, uma oferta que enriquecerá os currículos dos alunos, estimulando o gosto pela aprendizagem e contribuindo para a formação de mais e melhores leitores. Esta atividade conta com a presença de cinco animadores da leitura / contadores de histórias e seis espetáculos. Integra ainda encontros com nove autores e dois ilustradores, proporcionando ainda uma palestra e três oficinas aos alunos e professores.


Como habitualmente, o programa dos “Contornos da Palavra” contempla também, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho e o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, uma ação de formação de 15 horas, acreditada pelo Centro de Formação, que acontecerá a 23 de abril, no Auditório Prof. Lima de Carvalho, com um programa específico dirigido à comunidade educativa vianense.


Ainda no âmbito da ação de formação, e para toda a comunidade em geral, estão previstos, em formato digital, painéis de reflexão (das 18h00 às 20h00) através da rede social Facebook da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal.



0 comentário
bottom of page