Cerca de 700 Mordomas desfilam na Romaria de Nossa Senhora d'Agonia em Viana do Castelo
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Cerca de 700 Mordomas desfilam na Romaria de Nossa Senhora d'Agonia em Viana do Castelo


O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu hoje de manhã a Mordomia na tradicional apresentação de cumprimentos ao executivo municipal e na qual participaram cerca de meia centena de mordomias, antecipando o momento grande da tarde, por volta das 16h00, com cerca de sete centenas de mulheres que vão desfilar trajadas e ouradas pelas ruas da cidade.

Na sua intervenção durante a cerimónia que decorreu no Salão Nobre, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre enalteceu o trabalho dos que prepararam a romaria, que depois de dois anos a ser sentida pode “agora ser sentida e vivida intensamente”.


“Sente-se na alma esta chieira”, vincou Luís Nobre, lembrando a figura de Francisco Sampaio, recentemente falecido e um dos grandes defensores e impulsionadores da Romaria, a “Romaria das Romarias”, com toda a sua “carga e profundidade emocional” patente nos desfiles, evidenciou.

O edil lembrou ainda a Ribeira e os seus pescadores e as suas gentes genuínas, bem patente em nomes como a da Tia Neves. “A Romaria está de volta”, terminou.

Já o Presidente da Comissão de Honra da Romaria, o Alto-Minhoto ex-Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na sua intervenção, disse ter vindo “sentir Viana de uma forma especial” porque “este é um ano e não é uma romaria qualquer”, considerando a sua nomeação para presidente da Comissão de Honra “a chieira e a honraria de uma vida por me sentir vianense”.


A Romaria d’Agonia acontece, este ano, de 17 a 21 de agosto. A VianaFestas anunciou que a próxima edição da "Rainha das Romarias" retomará toda a sua programação.


0 comentário
bottom of page