top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Cerveira: Entidades distritais reconhecem papel fundamental do micro-ondas ‘amigo’ dos seniores

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promoveu, na passada quinta-feira, um workshop de apresentação e debate em torno do micro-ondas ‘amigo’ dos idosos que está a ser implementado no concelho, em resultado do projeto europeu PREPARIO.




homens e mulheres numa reunião de trabalho à volta da mesa

De acordo com a autarquia cerveirense, "Os representantes de 15 entidades públicas e privadas, de âmbito distrital, foram unânimes ao enaltecer o contributo deste equipamento na preparação conectada e automatizada de alimentos, salientando a tecnologia facilitadora que conjuga mais saúde, mais segurança e maior autonomia."

Concluída a primeira fase de testes com 25 seniores do concelho de Vila Nova de Cerveira, e antes de se avançar para uma segunda fase prevista para março de 2024, o Município de Vila Nova de Cerveira e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - os dois únicos parceiros europeus envolvidos neste projeto inédito - auscultaram diversas entidades intervenientes na comunidade, de forma a recolher opiniões, preocupações e expectativas, com o objetivo de aprimorar o dispositivo em investigação.

A alimentação de muitos idosos europeus depende da entrega de refeições ao domicílio, através de instituições de solidariedade social ou de empresas privadas. No entanto, muitas vezes o aquecimento da comida é inadequado, sendo insuficiente ou sobreaquecido, prejudicando a experiência alimentar, mas também aumentando os riscos de desnutrição e outras doenças graves – quer pela sua degradação nutritiva, quer pela não ingestão. A solução para estes casos é o recurso a terceiros – profissionais ou informais – com inconvenientes na perca autonomia e de privacidade dos utilizadores deste tipo de serviço, mas também na dificuldade subjacente a assegurar este apoio – disponibilidade e custo.

"As limitações, os perigos e as dificuldades da população idosa foram escrutinadas pelos diferentes técnicos presentes neste workshop, que identificaram este equipamento como uma mais-valia na prevenção de acidentes em casa, assim como uma ajuda fundamental no apoio dos serviços prestadores de cuidados, não havendo necessidade de reajustamento de recursos humanos, otimizando tempo para serem assegurados outros cuidados aos seniores", refere nota da autarquia.

O projeto PREPARIO tem como objetivo desenvolver um micro-ondas inovador com controle de temperatura sem fios, que permite o aquecimento totalmente automatizado de refeições à temperatura ideal, garantindo a qualidade dos alimentos. Todo o processo de aquecimento é apoiado por uma plataforma de assistência de voz digital e um “Smart Living DataSpace”, que ajuda no processo de preparação lembrando os passos a seguir, nomeadamente quando a comida está pronta a ser consumida. Dados anónimos do processo de preparação de refeições são armazenados na “cloud” e usados para estruturar relatórios e alertas úteis para prestadores de cuidados e serviços de alimentação, permitindo assistência oportuna e crítica.

Com um investimento de 1.2ME, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela Fundação de Ciência e Tecnologia, o projeto europeu PREPARIO - Connected and Automated Food Preparation Platform, enquadrado no Programa AAL - Active Assisted Living Programme (http://www.aal-europe.eu/), conta com coordenação de Senserna (Dinamarca), e como parceiros Exthex GmbH (Áustria), Joanneum Research (Áustria), Det Danske Madhus A/S (Dinamarca), o Município de Vila Nova de Cerveira (Portugal) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Portugal).

As entidades presentes no workshop PREPARIO foram os municípios de Vila Nova de Cerveira, de Valença e de Viana do Castelo, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Reboreda, a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, a GNR Vila Nova de Cerveira, as empresas Uniself, Sioslife, SONIA (Serviços otimizados nas idades avançadas) e CPLAS, a Unidade de Cuidados Continuados de Vila Nova de Cerveira, e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

homens e mulheres em volta de uma mesa numa reunião de trabalho



0 comentário
bottom of page