"Ciclo de Órgão de Viana do Castelo" de 10 a 18 de julho
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Ciclo de Órgão de Viana do Castelo" de 10 a 18 de julho

"Ciclo de Órgão de Viana do Castelo" de 10 a 18 de julho para valorizar instrumento e património construído



De 10 a 18 de julho será promovida a primeira edição do "Ciclo de Órgão de Viana do Castelo", evento promovido pelo Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que visa valorizar este instrumento e o património construído. Neste sentido, nesta primeira edição serão promovidos concertos, workshops e uma conferência, sendo todos os eventos de entrada livre, com lotação sujeita às normas da DGS.



O pároco Tiago Rodrigues, da organização, referiu que Viana do Castelo conta com seis órgãos de tubos a funcionar e que vão ser utilizados para os concertos e formações desta iniciativa que pretende “a valorização do património que este instrumento representa”.


Já o diretor artístico do “Ciclo de Órgão”, Diogo Zão, explicou que o concelho possui 22 órgãos de tubos, estando 21 localizados em igrejas e um na Academia de Música. O responsável assegurou que esta iniciativa tem como principal objetivo “divulgar os órgãos de tubos de Viana do Castelo e outros elementos do património dos contextos onde estes se inserem, promovendo o contínuo aprofundamento sobre o seu conhecimento”.


Este ciclo visa igualmente sensibilizar para a importância do restauro e manutenção dos órgãos, assim como para a sua regular e criteriosa utilização. “O pior que se pode fazer a um órgão é não ser tocado”, explicou. Por isso, o evento pretende divulgar o repertório organístico e promover o encontro entre a comunidade, artistas e investigadores.


O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, reconheceu que este ciclo “poderá despertar o interesse para este tipo de música e para as carreiras associadas”. O edil referiu ainda a importância da “valorização do património construído que tem uma função religiosa, mas que através da música nos poderá levar a contemplar as igrejas enquanto espaços arquitetónicos”. “Acredito que este ciclo poderá despertar nas nossas comunidades o interesse e o carinho por este património”, frisou.


Assim, a 10 de julho, às 21h30, a Igreja da Misericórdia acolhe a organista Marisol Mendive com o concerto “Afetos e sentimentos num órgão barroco”. A 11 de julho, às 16h00, a Sé Catedral recebe Rui Soares, no órgão, e MVSICA ANTIQVA PORTO, num concerto de homenagem a D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo falecido no ano passado, com o espetáculo “Soli Deo Gloria: a luz do barroco italiano e inglês”.


No dia 16 de julho, às 21h30, a Igreja Paroquial da Areosa acolhe “o Cuco e o Rouxinol entre diálogos barrocos”, pelo organista Filipe Veríssimo e ALTO MINHO ENSEMBLE. A 17 de julho, também às 21h30, a Igreja de São Domingos é palco de “Motetes e invenções, do renascimento ao romântico”, concerto evocativo de S. Bartolomeu dos Mártires, por Jonathan Ayerst e CAPELLA DURIENSIS. A 18 de julho, às 21h30, a Igreja Paroquial de Serreleis recebe o organista Tiago Ferreira e VIANNA BRASS QUINTET para o concerto “Per Sonare: música para órgão e quinteto de metais”.



O “Ciclo de Órgão” conta ainda com Masterclasses a 12 e 15 de julho, entre as 16h30 e as 19h30, na Academia de Música de Viana do Castelo e Igreja da Misericórdia, com formação por Paulo Alvim para “Introdução ao órgão de tubos”. A 17 de julho, das 10h00 às 13h00, a Igreja Paroquial de Serreleis recebe a masterclass “Introdução à arte de bem acompanhar o canto ao órgão”, pelo formador Eugénio Amorim. Esta iniciativa inclui ainda a conferência “O órgão em contexto: da liturgia e do património”, por Eugénio Amorim, na Igreja de Nossa Senhora da Agonia.


Neste evento poderão, assim, ser escutados seis órgãos: da Igreja da Misericórdia, datado de 1721; da Sé Catedral, de 1790; da Igreja Paroquial da Areosa, de 1806; da Igreja de São Domingos, do início do século XIX; da Igreja Paroquial de Serreleis, de 1793; e da Academia de Música de Viana do Castelo, de 1999.



0 comentário
bottom of page