top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

CIM Alto Minho e INCM dinamizam concurso escolar "Desenhar a moeda"



Foi assinado ontem, 14 de novembro, nas instalações da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, em Ponte de Lima, um protocolo de colaboração com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) tendo em vista a realização do concurso escolar "Desenhar a Moeda" no território do Alto Minho, no ano letivo de 2022/2023.

“O Conhecimento” foi o tema escolhido para esta quarta edição da iniciativa que, pela primeira vez, é dinamizada à escala de uma comunidade intermunicipal.


Em comunicado, a CIM Alto Minho explica que o concurso "Desenhar a Moeda" está aberto à participação "de todas as crianças e jovens estudantes dos estabelecimentos educativos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico dos dez concelhos do Alto Minho", e podem participar de modo individual ou coletivo. Este concurso tem como objetivo "estimular a criação artística e numismática, mas também sensibilizar o universo escolar para a riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda, valorizando-a como instrumento pedagógico e veículo de transmissão de valores e conhecimentos entre gerações.", referem.

No âmbito deste protocolo, que foi assinado por Manoel Batista, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, e Alcides Gama, membro do Conselho de Administração da INCM, os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico serão, assim, "desafiados a desenhar uma moeda de coleção comemorativa subordinada ao tema “O Conhecimento”, utilizando técnicas manuais ou digitais.", explicam. A moeda vencedora será lançada em 2024 no âmbito do Plano Numismático da INCM para esse ano, a aprovar pelo Governo.

Haverá ainda prémios pecuniários que serão atribuídos às melhores propostas sob a forma de cartão pré-pago, que pode ser deduzido, por inteiro ou faseado, em compras em entidades comerciais a divulgar.


As escolas que pretendam participar nesta iniciativa devem comunicar essa intenção à CIM Alto Minho até ao dia 30 de dezembro de 2022, preenchendo um formulário de manifestação de interesse, e entregar as candidaturas até ao final de março de 2023. As propostas integrarão uma exposição a realizar no Alto Minho, durante o mês de junho do próximo ano, em local a definir.

O regulamento do concurso, a manifestação de interesse e outras informações estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.




0 comentário
bottom of page