CIM Alto Minho inicia reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

CIM Alto Minho inicia reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável

O Alto Minho foi galardoado com a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), pela Federação EUROPARC, em 2015, estando, atualmente, em processo de avaliação da implementação da CETS, bem como de renovação do galardão. Neste sentido, na passada sexta-feira dia 6 de março, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito da avaliação da CETS do Alto Minho promoveu duas reuniões de trabalho, com a equipa técnica do projeto (ETP) e com o fórum permanente de turismo sustentável (FPTS), que congrega todas as entidades e agentes locais interessados (públicos e privados) no processo de elaboração da CETS.

Reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho | Peneda Gerês TV
Reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho

Estas reuniões de trabalho serviram para a CIM Alto Minho efetuar um ponto da situação do plano de ação da Carta Europeia de Turismo Sustentável referente ao destino/ território Alto Minho e definir o novo plano de ação (2021-2024). Foi, ainda, abordada a metodologia inovadora de implementação da Fase II (empresários), que culminou com o reconhecimento de um consórcio composto por 11 empresas locais que trabalham em prol da sustentabilidade do território.

Além do ponto da situação e da necessidade de colaboração dos elementos da ETP e do FPTS para a avaliação do processo da CETS 2015-2019 (+2020), foram abordados os procedimentos a desenvolver até ao fim do ano, para revalidação do galardão e para a dinamização das atividades do consórcio de empresas da Fase II da CETS, com o intuito de, simultaneamente, se definir o Plano de Ação CETS Alto Minho 2021-2024. Os procedimentos de apoio à avaliação da CETS passam por inquéritos de avaliação online e pelo preenchimento de fichas de avaliação do plano de ação 2015-2019 (+2020).

Os inquéritos de avaliação do plano de ação 2015-2019 (+2020), destinados aos membros da equipa técnica e fórum permanente de turismo sustentável vão estar online a partir da próxima semana até 31 de março. Após essa data, será realizado o respetivo tratamento estatístico, com o objetivo de avaliar qualitativamente a evolução do território do Alto Minho nos últimos cinco anos no seu caminho rumo à sustentabilidade da sua atividade turística.

A CIM Alto Minho realizará ainda, até finais de 2020, uma série de reuniões da ETP, bem como rondas temáticas com o intuito de consolidar e fechar o plano de ação 2021-2024 e o dossier de reavaliação da CETS Alto Minho.


0 comentário
bottom of page