Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Viana do Castelo aprova Plano Operacional para 2021
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Viana do Castelo aprova Plano Operacional para 2021

Foi ontem aprovado, em reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Viana do Castelo (CMDFCI), o Plano Operacional Municipal para o presente ano (POM 2021), presidida pelo Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre. A operacionalização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, em particular para as ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância após incêndio, concretiza-se através de um plano operacional municipal anual que particulariza a execução destas ações.


O POM2021 pretende estabelecer as normas de atuação dos organismos, serviços e estruturas públicas ou privadas com responsabilidades na defesa da floresta contra incêndios e o inventário de meios e de recursos que possam vir a ser utilizados, definindo também a estrutura operacional e o mecanismo de coordenação dos meios face ao respetivo levantamento e em função da informação que cada entidade reportou.


A organização de um dispositivo que preveja a mobilização preventiva de meios deve atender à disponibilidade dos recursos, de forma a garantir a deteção e extinção rápida dos incêndios, antes que estes assumam grandes proporções.


Ao nível dos objetivos específicos, pretende-se diminuir o número de grandes incêndios e de reacendimentos, sendo para isso necessária uma boa coordenação de meios, prevista neste Plano. Pretende-se também diminuir o número de incêndios e aumentar a primeira intervenção nos primeiros 20 minutos.

Para o efeito, serão realizadas ações de sensibilização pública e serão difundidos avisos do índice de risco de incêndio, ações de vigilância e fiscalização e o posicionamento das equipas em locais estratégicos e de fácil acesso aos maciços florestais.

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) de Viana do Castelo foi constituída a 31 de maio de 2004, na sequência da publicação da Lei n.º 14/2004 de 8 de maio. Esta Comissão, a funcionar sob coordenação do Presidente da Câmara Municipal, tem como missão coordenar, a nível local, as ações de defesa da floresta contra incêndios florestais e promover a sua execução.

0 comentário
bottom of page