top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Congresso de biologia de plantas junta 500 investigadores na Universidade do Minho

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) acolhe, entre os dias 9 e 12 de julho, cinco centenas de investigadores de vários países, no congresso Iberian Plant Biology 2023. A iniciativa bianual é copromovida pelas Sociedades Portuguesa e Espanhola de Biologia de Plantas e decorre no auditório A1 e espaços anexos do campus de Gualtar, em Braga.




edifício alto, com árvores à volta

A sessão de abertura aconteceu hoje, pelas 9h00, com a presença da Pró-reitora para a Comunicação da UMinho, Teresa Ruão, do Presidente da ECUM, José González-Méijome, do vereador bracarense Altino Bessa, e da coordenadora local do evento, Teresa Lino Neto.

A edição tem o tema “O futuro começa agora!” e foca-se na preservação de um mundo sustentável para o futuro. Durante os quatro dias preveem-se 12 sessões temáticas e cinco plenárias, abordando a adaptação das plantas a stresses bióticos e abióticos, os mecanismos que controlam o desenvolvimento e função das plantas, a biotecnologia vegetal, os agroecossistemas e a produção agrícola sustentável, entre outros. “É o maior congresso desta área na Península Ibérica e é a primeira vez que se realiza em Braga”, avança Teresa Lino Neto, que é professora do Departamento de Biologia e investigadora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da UMinho.

programa do evento

Secretária de Estado na mesa redonda

O evento conta com vários palestrantes de renome, como Cathie Martin e Eugenio Butelli, do Centro John Innes (Reino Unido); Michael Purugganan, da Universidade de Nova Iorque (EUA); Ulrich Schurr, do Instituto de Bio e Geociências (Alemanha); Marc-André Selosse, do Museu Nacional de História Natural (França) e da Universidade de Gdańsk (Polónia); e Nazareth Torres, do Instituto Ramon y Cajal e vencedora do Prémio Sabater 2023 da Sociedade Espanhola de Biologia de Plantas.

Na quarta-feira destaca-se, às 14h30, a mesa redonda “Mulheres na Ciência”, com a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira (por via online), da diretora do CBMA, Cláudia Pascoal, além da professora Paloma Sánchez Bel, da Universidade Jaume I, e da cientista Irene García Fernández, do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), ambas de Espanha.

O site oficial do congresso é www.plantbiology2023.com.



0 comentário

Comments


bottom of page