Câmara de Viana aprova apoios às Associações de Pescadores de Castelo de Neiva e Ribeirinha de Viana
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara de Viana aprova apoios às Associações de Pescadores de Castelo de Neiva e Ribeirinha de Viana



Na última reunião de executivo foi aprovada uma proposta que Apoios às Associações de Pescadores de Castelo do Neiva e da Ribeirinha de Viana. De acordo com o documento apresentado pelo Presidente da Câmara, as dificuldades sentidas pelos pescadores justificam estes subsídios.


“Ao longo dos últimos dois anos, todo o mundo viveu constrangimentos de diversa ordem, em virtude da pandemia Covid-19. Esta realidade atingiu, mais recentemente com o conflito no leste da Europa, proporções que foram contra ao que se previa com o alívio gradual das restrições que se vinha a verificar. Todos pensávamos que as dificuldades iriam começar a ser menores e que teria lugar uma retoma dos vários setores da sociedade e principalmente da economia”, refere a proposta.


No entanto, “os custos com a energia e com os combustíveis aumentaram”, sendo “ambos os recursos essenciais para a atividade de muitos dos nossos agentes económicos”.


“A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem acompanhado as necessidades e as dificuldades que estão associadas a esta conjuntura que se vive atualmente. O nosso concelho dispõe de duas associações de pescadores que representam outras tantas comunidades de pescadores e armadores de pesca artesanal. Estas associações são instituições sem fins lucrativos que são o suporte e a âncora destes profissionais do mar. Os custos de funcionamento destas duas associações aumentaram e as dificuldades inerentes tornaram-se maiores. Por isso, propõe-se um apoio financeiro de 5.000 euros à Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva e outros 5.000 euros à Associação dos Pescadores da Ribeirinha de Viana, de forma a que esta verbas permitam minimizar as dificuldades que ambas as associações têm, para honrar os compromissos assumidos com os seus associados e, por sua parte, os mesmos terem meios para manter ativa esta importante atividade no nosso concelho”, esclarece o documento.



0 comentário
bottom of page