Câmara de Viana quer valorizar património do Mosteiro de Santa Maria de Carvoeiro
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara de Viana quer valorizar património do Mosteiro de Santa Maria de Carvoeiro



Executivo municipal promoveu uma visita à União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, no âmbito do périplo promovido pelas freguesias do concelho vianense.


Durante a visita a Barroselas, o executivo realizou uma reunião com a União de Freguesias e foram visitadas as obras de requalificação e ampliação da Casa do Povo, de arruamentos e infraestruturas.

Em comunicado, a câmara informa que durante a reunião, ficou acertada uma candidatura para valorização do património do Mosteiro de Santa Maria de Carvoeiro, que pertencia à Ordem de São Bento. O mosteiro foi fundado em 885 por Dom Paio Guterres. No século XVI, foi anexado ao padroado da Companhia de Jesus, pertencente ao Colégio de Braga. Atualmente, resta apenas a igreja e a parte residencial, datada do século XVIII.


Na visita, foram ainda analisados os principais projetos de requalificação urbana, assim como os acessos à estação de caminho de ferro e a Casa das Associações. Em causa, estão também equipamentos de lazer em Carvoeiro, como o polidesportivo e o parque infantil.


Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano, a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias.



0 comentário
bottom of page