Câmara Municipal de Viana efetua mapeamento da rede escolar para aferir necessidades de reabilitação
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara Municipal de Viana efetua mapeamento da rede escolar para aferir necessidades de reabilitação



Mapeamento da rede escolar concelhia, vai desde a infância até ao segundo ciclo do ensino básico e tem como objetivo aferir das necessidades de reabilitação dos equipamentos e preparar futuras intervenções.


A medida, que surge na sequência de intervenções como a reabilitação da Escola Básica 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Escola Básica 2,3 e Secundária de Barroselas e EB 2,3 e Secundária Monte da Ola, começou já com reuniões com os responsáveis dos agrupamentos de escolas.


O Vereador da Educação, Manuel Vitorino, promoveu uma reunião com o Agrupamento de Escolas da Abelheira para planear um programa de intervenções necessárias nas escolas do agrupamento, designadamente na criação de melhores condições de circulação entre a EB1 e a EB 2.3 da Abelheira.


Também na freguesia de Areosa a Câmara Municipal garantiu a aquisição do terreno que vai permitir a construção da nova escola EB1 e jardim-de-infância da freguesia. A nova estrutura, a localizar num terreno em frente da escola atual, irá agregar o primeiro ciclo do ensino básico e o jardim-de-infância, reaproveitando o atual edifício para salas de aulas do primeiro ciclo. Assim, a nova escola deverá ser composta por dois edifícios com acesso diferenciado para os dois níveis, sendo que o pré-escolar ficará instalado no rés-do-chão e o primeiro ciclo no espaço do antigo edifício. O projeto para a nova escola conta com uma biblioteca, sala de professores, salas de aulas, refeitório e cantina, ludotecas, recreios cobertos e campos de jogos, novos arruamentos e estacionamento e redireccionamento de trânsito.

No Programa de Requalificação e Modernização do Parque Escolar está também prevista intervenção na EB Santa Maria Geraz do Lima e a Escola EB 2,3 e Secundária Pintor José de Brito. A empreitada da escola situada em Santa Marta de Portuzelo foi adjudicada em novembro passado, pelo valor de 2,3 milhões de euros. O projeto prevê a substituição de coberturas com a introdução de isolamento térmico, novas caixilharias, substituição de pavimentos, criação de um amplo espaço de alpendre coberto para fazer a ligação entre blocos e a cantina.


A intervenção prevê igualmente a demolição de dois blocos que funcionam como anexos e oficinas e a melhoria de sistema de iluminação em algumas salas, pintura e impermeabilização do pavilhão desportivo, bem como o arranjo e a recuperação de pavimentos exteriores.


A empreitada vai permitir melhorar as condições daquela escola situada em Santa Marta de Portuzelo e que recebe alunos das várias freguesias limítrofes, nomeadamente Outeiro, Perre, Santa Marta de Portuzelo, Serreleis, Cardielos, Nogueira e Meadela.



0 comentário
bottom of page