Daniel Querales conquista Bolsa Ricardo Quaresma de excelência no desporto e na escola | Peneda Gerês TV
28 de setembro, 2026.
O jovem vianense Daniel Querales, de 14 anos, atleta da Darque Kayak Clube, conquistou a Bolsa Ricardo Quaresma, distinção entregue em Vila Nova de Gaia que premeia o mérito desportivo e académico de 15 alunos.
Daniel Querales, de 14 anos, natural do concelho de Viana do Castelo e residente em Vila Nova de Gaia, viu ser-lhe atribuída a Bolsa Ricardo Quaresma. O galardão destina-se a alunos que conciliam a prática desportiva com o estudo e apresentam níveis de excelência em ambas as áreas.

O jovem atleta da Darque Kayak Clube (DKC) de Viana concilia a canoagem com excelentes resultados no atletismo, modalidade que pratica no Clube Spiridon de Gaia, além de ter participado com êxito em provas do desporto escolar. Académicamente, estuda na Escola Joaquim Gomes Ferreira Alves.
A cerimónia de entrega da Bolsa Ricardo Quaresma realizou-se no Cineteatro Eduardo Brazão, em Vila Nova de Gaia. A iniciativa decorreu num município distinguido como "Município Amigo da Juventude" de 5 estrelas pela Federação Nacional das Associações Juvenis.
A edição contou com um total de 70 candidaturas, das quais foram selecionadas e atribuídas 15 bolsas. A DKC de Viana esteve representada na cerimónia pela treinadora Abril Martinez e pelo presidente da direção, Américo Castro, a convite da autarquia anfitriã.
A bolsa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o futebolista Ricardo Quaresma, premiando cada um dos 15 jovens selecionados com um valor monetário de 500 euros. A iniciativa reconhece jovens entre os 12 e os 14 anos residentes em Gaia há pelo menos dois anos, com bom aproveitamento escolar e mérito desportivo em estabelecimentos públicos de ensino do concelho.
Durante a sessão intervieram o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, a vereadora da Câmara Municipal de Gaia, Elisabete Silva, o diretor regional do Norte do IPDJ, Vitor Dias, e o próprio futebolista Ricardo Quaresma, que felicitou os bolseiros e destacou o papel dos encarregados de educação.
Daniel Querales conta com um percurso desportivo preenchido, sendo tricampeão nacional de esperanças de slalom e atual campeão nacional de k1 slalom e de c1 slalom em esperanças pela DKC de Viana, além de registar resultados de relevo em k1 de velocidade e de fundo.
A Darque Kayak Clube mantém a tradição de, ao longo de 32 anos, estimular o empenho e a valorização desportiva e académica dos seus atletas.





Comentários