Darque Kayak Clube de Viana tem nova plataforma de acesso para atletas com mobilidade reduzida

Novo equipamento foi apoiado pelo Município de Viana do Castelo e pela CIM Alto Minho.
A acessibilidade à água constituiu sempre um problema aos praticantes de canoagem adaptada e paracanoagem, sobretudo para aqueles que possuem dificuldades motoras.
A plataforma em frente ao Centro de Canoagem da Darque Kayak Clube (DKC) serve também os canoístas com mobilidade reduzida, quer para alcançar o canal de navegação (na maré baixa assenta no lodo que circunda a área), quer nas restantes marés possibilitar acesso à água, mas apresentava sérios constrangimentos pela altura da plataforma, constrangimentos ultrapassados pela ajuda dos demais canoístas e técnicos.
A DKC necessitava, portanto, de um equipamento que possibilitasse o acesso à plataforma para atletas e praticantes com aquele perfil.


E foi com a ajuda do Município de Viana do Castelo e da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), que conseguiu-se colocar na plataforma uma rampa amovível, que apesar de simples, constituiu um novo fator de autonomia para os atletas e praticantes de canoagem.
DKC na promoção do acesso ao desporto para pessoas com necessidades especiais
A DKC de Viana é apoiada pelo Instituo Português do Desporto e Juventude na área da dinamização da canoagem para a deficiência intelectual e motora.
A DKC de Viana movimenta há cerca de três décadas pessoas com constrangimentos quer físicos quer intelectuais, por isso se articula com instituições como diversas APPACDM, Centros de Paralisia Cerebral, Associações cuidadoras de pessoas com baixa visão…