top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Dia do Diplomado no Politécnico de Viana do Castelo juntou mais de um milhar de pessoas

O Politécnico de Viana do Castelo graduou, no ano letivo 2022/2023, perto de 1100 estudantes, nos mais vários cursos, graus e Escolas Superiores. Este sábado foi de grande emoção e alegria para centenas deles que participaram na cerimónia de entrega das Cartas de Curso. A sessão do Dia do Diplomado juntou perto de um milhar de pessoas e lotou o Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC.




auditório repleto de pessoas sentadas a assistir a uma cerimónia

“O fim de uma das fases mais felizes das vossas vidas. Embora não seja o fim de nada, mas sim o início de uma nova etapa”. Foi assim que o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, se dirigiu às centenas de diplomados que marcaram presença na cerimónia de Entrega de Cartas de Curso do Politécnico de Viana do Castelo, sessão que decorreu na manhã deste sábado.


Perante um auditório repleto de diplomados, familiares e amigos, Carlos Rodrigues falou de “um dia muito especial” para todos os estudantes que completaram com sucesso o percurso académico no ano letivo 2022/2023. Um percurso de sucesso, no entanto, partilhado por muitos. “Felicito também todos os que, com vocês, fizeram este percurso, que sentiram as vossas angústias, lágrimas e ausências: os vossos pais e os vossos familiares mais próximos”, disse, ainda o presidente do IPVC.

homem de fato cinza discursando no palanque
Carlos Rodrigues - Presidente IPVC

“Estamos disponíveis para vos continuar a acompanhar” - Carlos Rodrigues

 

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo aproveitou também a ocasião para agradecer o facto de os diplomados terem “confiado” no IPVC como instituição de ensino superior para prosseguirem os seus estudos. “Peço agora que também tenham confiança nas vossas capacidades, porque se formaram numa instituição reconhecida pela excelência da sua formação”.

 

Projetando já o futuro, Carlos Rodrigues disse que os agora diplomados poderão continuar a contar com o IPVC para enfrentarem os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais exigente: “Agora vai iniciar-se uma nova fase, igualmente exigente e em constante mudança. Uma fase que vai exigir de cada um de vocês formação contínua. E podem contar com o IPVC, com as nossas e vossas seis Escolas e todos os nossos docentes e não docentes. Estamos disponíveis para vos continuar a acompanhar”. E para isso o Politécnico tem trabalhado num novo Modelo Pedagógico, apostado na flexibilidade curricular, no ensino à distância ou em formações especializadas.

Também a presidente da Federação Académica, Vânia Rodrigues, felicitou todos os diplomados e, recordando o lema do Politécnico de Viana do Castelo – IPVC, o teu ponto de partida – e da cidade de Viana do Castelo – Quem gosta vem, quem ama fica –, afirmou que a Federação Académica estará sempre de portas abertas para os estudantes.

 

Depois da atuação musical, protagonizada por Dario Rocha, alumnus do curso de licenciatura em Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), no início da cerimónia, o palco foi ocupado por Joel Coelho e Rúben Nogueira, estudantes finalistas do curso de licenciatura e do curso de Design de Produto da ESTG-IPVC, que apresentaram a nova embalagem da Carta de Curso e da lembrança que serão entregues aos diplomados já na próxima edição.

homem em palco tocando viola
Dario Rocha atuou no início da cerimónia

Sustentabilidade, inclusão, memória, realização. Foram estes os conceitos abordados pelos dois estudantes. “Deixo um agradecimento especial ao Joel e ao Rúben, mas também a todos os estudantes que aceitaram este desafio lançado pelo Politécnico de Viana do Castelo ao curso de Design do Produto. Obrigada por desafiarem os nossos alunos. Esta é uma metodologia que nós defendemos”, afirmou a coordenadora do curso de Design do Produto, Patrícia Vieira.

dois jovens ao lado de uma mulher no palco

A manhã prosseguiu com a subida a palco dos estudantes graduados, sob o olhar atento de pais, avós, irmãos e outros familiares, mas também amigos, que não quiseram perder um momento de conquista e que marca todos os graduados.

 

A encerrar a cerimónia, atuou a Hinoportuna – Tuna Académica do IPVC.

tuna académica a atuar em palco

O IPVC transmitiu, pela primeira vez e em direto, a cerimónia do Dia do Diplomado, de forma a possibilitar que todos os que não puderam estar presentes acompanhassem a cerimónia.





Comments


bottom of page