DKC de Viana e APPACDM voltam a proporcionar prática da canoagem a pessoas com deficiência
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

DKC de Viana e APPACDM voltam a proporcionar prática da canoagem a pessoas com deficiência



A Darque Kayak Clube (DKC) de Viana e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo mantêm articulação na prática da modalidade de canoagem, para os utentes daquela instituição social, durante o ano de 2023.

A DKC de Viana vai, assim, ceder as "embarcações, material de ginásio e espaços à APPACDM para desenvolvimento da canoagem e projeto “desporto para todos” englobando as várias secções desta instituição do concelho de Viana do Castelo. Os técnicos da APPACDM trabalham com os utentes.", salienta o presidente do clube vianense, Américo Castro, em nota de imprensa.

De acordo com o presidente da DKC de Viana, esta "É uma cedência a título gratuito pela DKC de Viana, numa relação que vai fazer cerca de trinta anos, de sã convivência em que os principais beneficiários são cidadãos portadores de deficiência."


Os utentes da APPACDM vão, assim, ter uma tarde por semana para a prática da canoagem nas instalações do clube vianense.

Uma articulação que "representa um esforço financeiro para a DKC de Viana, que no campo da deficiência, apenas foi apoiada até hoje nestes 29 anos de atividade apenas por duas vezes, sendo unicamente pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.", critica Américo Castro. A direção do clube diz ainda que na época de 2022, "a DKC de Viana apesar de desenvolver atividades para pessoas com deficiência motora e intelectual recebeu apoio “Zero”, o que faz com que o material utilizado nem seja sempre o mais adequado."


O presidente da DKC lamenta a falta de apoios em "concreto", mas garante que não será por isso que o clube deixará de "proporcionar dias felizes", quer aos utentes da APPACDM, quer aos atletas de competição que aquele clube prepara e se dedica "com esmero e carinho, diariamente através do seu trabalho de voluntariado.", remata.





0 comentário
bottom of page