DKC de Viana promoveu ação de formação de auto resgate em kayak
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

DKC de Viana promoveu ação de formação de auto resgate em kayak



A piscina de Barroselas recebeu cerca de uma dezena de canoístas para mais uma formação de auto resgate destinada às disciplinas de kayak de slalom, kayak extremo, kayak polo e a outras disciplinas de águas bravas.

A ação, promovida pela Darque Kayak Clube (DKC) de Viana destacou-se "sobretudo pela aprendizagem das técnicas de esquimontage, para os atletas mais novos que se estão a iniciar nas águas bravas, com mais incidência nas disciplinas olímpicas de slalom e kayak extremo.", explica o presidente do clube, Américo Castro. A ação foi acompanhada pelo técnico de águas bravas, da DKC.


Estas ações devem ser realizadas em ambiente controlado, com água tépida e, para isso, a Câmara Municipal de Viana cedeu a piscina, a pedido, em horário vago e que não colidisse com outras atividades na piscina. "O material utilizado foi previamente desinfetado, para assegurar a higiene e proteção dos utentes da piscina.", ressalva o presidente da DKC.


A formação integral do canoísta faz parte do plano de formação e dos objetivos que a DKC de Viana tem para os seus atletas, para que possuam um bom nível técnico nas diferentes disciplinas da canoagem.


As ações de auto resgate em k1 também tem sido reforçadas a nível das águas lisas, já em pleno rio para colmatar a falta da existência de barco de apoio (quer para apoio ao treino quer para reforço de segurança) e reforçar assim os padrões de segurança e das capacidades dos atletas do clube.

© José Castro

"São habitualmente os técnicos nos seus kayaks que fazem a segurança aos praticantes em pleno rio.", frisa Américo Castro.


Tradicionalmente a Darque Kayak Clube de Viana desenvolve este tipo de ações destinadas à formação dos seus atletas, sendo esta uma atividade de retoma, uma vez que a associação as interrompeu durante a pandemia e servem agora de mote da DKC de Viana para o ano de 2023: O ano da resiliência.



0 comentário
bottom of page