DKC de Viana recebe 25 jovens franceses de Erasmus+ para estágio profissional em canoagem
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

DKC de Viana recebe 25 jovens franceses de Erasmus+ para estágio profissional em canoagem


A Associação Francesa Eurocicle, de Marselha contratou com a Darque Kayak Clube (DKC) de Viana, um estágio profissional para jovens franceses na área específica da canoagem no âmbito do programa ERASMUS+. Os estudantes estiveram em estágio durante 15 dias.

O departamento da juventude da DKC de Viana, conjugado com a sua vertente desportiva atraiu 25 alunos universitários com o apoio do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que dotou estes jovens de um local para a pernoita na Pousada da Juventude da cidade.


O projeto de Educação Vocacional para a especialidade da canoagem a nível do estágio de 15 dias "tem sido desenvolvido com os recursos do clube que possui condições para a prática da canoagem em pelo menos doze especialidades, com um manancial importante na sua diversidade de embarcações.", salienta a associação DKC em comunicado.


DKC DE VIANA RECEBE DUAS TURMAS EM ESTÁGIO PROFISSIONAL


A Darque Kayak Clube recebeu duas turmas para desenvolverem os seus estágios profissonais, no âmbito do programa ERASMUS+, nomeadamente, uma turma do Centre de Ressources Expertice et Performence Sportive que capacita os jovens com uma licença profissional no âmbito da Educação para a juventude popular desportiva, e a segunda turma veio do Centro Regional de Formação de Canoe/Kayak de L’Árgentiére-la-Bessée.


A DKC de Viana disponibilizou as suas duas carrinhas para o transporte diário dos jovens e professores da Pousada ao clube.


Alunos e professores tomaram contacto com o modelo da associação juvenil DKC de Viana, das suas práticas, assim como dos programas de alto rendimento, náutica nas escolas, iniciação, paracanoagem, proteção do ambiente, Centro de Mar, entre outras. Experimentaram kayak mar no mar, kayak Polo, surfski e kayaks de águas lisas no Rio Lima, surfaram no Atlântico, na Praia do Cabedelo, fizeram freestyle e slalom na pista da DKC no Rio Coura, em Covas (Viana continua a não ter uma pista de slalom), articularam-se alunos APPACDM, trabalho de ginásio, apoiaram o clube na montagem de material e embarcações e "notaram também a falta de embarcação de apoio que seria útil para o reforço da segurança prática da modalidade", frisa a DKC.

Visitaram a fábrica NELO, a maior do mundo em fabricação de kayaks e visitaram os quatro clubes que pertencem ao Centro de Mar, além do Centro de Canoagem, o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf, O Centro de Remo e o Centro de Vela, "onde foram muito bem recebidos e lhes responderam à sua curiosidade. O mesmo no Gil Eanes, de forma mais informal."

Tiveram aulas teóricas e práticas acompanhados pelos professores Pierre e Cyril, "muito talentosos, sábios e profundos conhecedores da modalidade". Interagiram com os atletas da DKC de Viana, tomando assim "um saldo muito positivo" para a sua passagem. As sessões através da DKC foram ministradas por Abril Martinez e pelo presidente do clube, Américo Castro.

A segunda turma visitou a Federação Portuguesa de Canoagem, sediada em Vila Nova de Gaia "com uma magnífica receção" e ofereceu-lhes a mascote oficial “O Pimentinha”. Conheceram também o Porto, com uma visita às suas caves de vinho do Porto, o bacalhau à Brás e as Francesinhas. Experimentaram também as famosas “Bolas de Berlim” do Natário, e os Jesuítas de uma conhecida “leitaria”, ambos em Viana.




0 comentário
bottom of page