top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ecomuseu de Barroso assinala Dia Internacional dos Museus em Montalegre e Salto

O Ecomuseu de Barroso assinala no dia 18 de maio, em Montalegre e Salto, o "Dia Internacional do Museus", com um conjunto de iniciativas que visam reforçar os laços comunitários.





cartaz com ilustração de duas silhuetas humanas, uma azul e outra amarela

Na sede do concelho, pelas 14 horas, a ação é subordinada ao tema "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar" que serve como ponto de partida à ação "Compromisso, Gratidão e Futuro". Realizada em parceria e colaboração com o Centro Social e Paroquial Vilar de Perdizes, "a iniciativa tem como objetivo ouvir, recolher e salvaguardar as memórias e perceções dos nossos anciãos sobre diversas temáticas, entre as quais, debater inclusive o papel que os museus e outras instituições culturais podem e/ou devem, no seu entender, desempenhar nas suas vidas", explica o Município de Montalegre em comunicado.


Na vila de Salto, pelas 15 horas, o Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão, em parceria com o CLDS 4G Ser + Barroso, a Junta de Freguesia de Salto, os Bombeiros Voluntários de Salto e a Associação Borda d’ Água associa-se à celebração do Dia Internacional dos Museus através de um conjunto de iniciativas que visam reforçar os laços comunitários. Na senda deste desígnio está previsto uma visita à exposição "Fios de Luz, uma narrativa serrana" pelos utentes do Lar nossa Sra. do Pranto a que seguir-se-á, pelas 15h30, uma oficina de pintura, aberta à comunidade, sob o tema "Natureza e Sustentabilidade".


A partir das 17h00, a celebração terá lugar em Salto Antigo, na Praça do Condestável, onde terá lugar uma missa ao ar livre, a que se seguirá a evocação dos 80 anos da inauguração da estátua de S. Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, com a homenagem aos "Nunos" saltenses nascidos em 1940.


A cerimónia termina com a plantação de dois carvalhos na Praça do Condestável. Ainda inserido na programação do "Dia Internacional dos Museus", dia 20 de maio, pelas 15h00, o fotógrafo Júlio Marques fará uma visita, pessoal e intimista, à sua exposição "Fios de Luz, uma narrativa serrana". O evento é aberto a todos os que queiram participar.




0 comentário

Comentarios


bottom of page