top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Empreitada de 278 mil euros alarga em mais de mil metros a rede de saneamento de Vila Franca

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou hoje presença na inauguração da ampliação da rede de saneamento de Vila Franca, uma empreitada de 277.942 euros que permitiu a extensão da rede em 1.002 metros lineares, criando 55 novos ramais de saneamento.




4 homens e 1 mulher de pé numa rua, em frente a uma placa no chão

A obra incluiu ainda a pavimentação das vias intervencionadas, nomeadamente no Caminho do Baixinho, Caminho do Pereiro e Rua de Francisco Matos.

placa de metal indicando a inauguração da ampliação da rede de saneamento

Na cerimónia marcaram presença o Presidente da Junta de Freguesia, o Presidente da Assembleia de Freguesia, elementos da autarquia local e representantes de coletividades de Vila Franca.

homens caminhando por uma rua

Após descerramento da placa comemorativa, o Presidente da Câmara indicou que “esta cooperação com as autarquias de freguesia integra a nossa política de coesão territorial”, afirmando que “quando as parcerias fluem, o ganho é para todos”.


Luís Nobre disse ainda que, no último ano e meio, a autarquia vianense “tem perto de 600 mil euros de investimento em Vila Franca, para equipamentos desportivos, sociais e obras”.


Esta infraestrutura, inaugurada este sábado, “trouxe ampliação e melhoria da rede de saneamento e impactou também na melhoria da via municipal e da freguesia, o que convida os nossos concidadãos a viverem e interpretarem este espaço com outro cuidado”.


O autarca afirmou mesmo que, neste momento, a rede de abastecimento de água atinge os 98% no concelho, mas é ambição do executivo atingir os 100% até final do mandato. Já a rede de saneamento ronda atualmente os 80% e a autarquia está a trabalhar no seu incremento.


O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca, Filipe Pires, referiu que o término desta empreitada “é uma alegria porque estamos a fazer uma inauguração para benefício das pessoas e do local”. “Esta foi uma obra da Câmara Municipal, mas as nossas sugestões, contributos e ideias foram aceites e integradas no resultado final”, realçou.


A ampliação da rede de saneamento aconteceu no âmbito da empreitada “Ampliação de Redes de Abastecimento de Água e Águas Residuais Domésticas em Vila Franca, Deão, Barroselas, Carvoeiro, Perre e Freixieiro de Soutelo” – Lote 1, 2 e 3, obra de 1,584 milhões de euros, a cargo dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), financiada pelo POSEUR.


Recorde-se que o investimento nas freguesias e a coesão territorial têm sido prioridades do executivo municipal. Por isso, a Coesão Territorial / Freguesias conta com um orçamento de 8,1 milhões de euros no Plano de Atividades e Orçamento para 2023, representando 12,8% das Grandes Opções do Plano e sendo a terceira rubrica com maior investimento. Este esforço financeiro da autarquia vai, assim, ao encontro à política de aproximação, descentralização e coesão territorial promovida pelo Município.




0 comentário

Comments


bottom of page