ENCONTROS Viana 2025 Revela Vencedores do Prémio PrimeirOlhar | Peneda Gerês TV
- Jorge Costa
- há 51 minutos
- 2 min de leitura
12 de maio, 2025.
Os ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana, que decorrem na cidade minhota até à próxima quarta-feira, dia 14 de maio, anunciaram os vencedores da edição de 2025 do Prémio PrimeirOlhar. Esta relevante secção competitiva destaca o cinema documental produzido por novos talentos de escolas de cinema e audiovisuais de Portugal, países de língua portuguesa e da Galiza, com prémios atribuídos a estudantes do Brasil e de Portugal.
O Prémio PrimeirOlhar Oficial, no valor de 1500 euros, foi atribuído a "PIRACEMA – uma carta de amor ao Teatro", uma obra de Dani Duarte, estudante do Curso Técnico em Direção Cinematográfica da Academia Internacional de Cinema AIC de São Paulo, Brasil. O júri desta distinção foi composto por Inês Rebanda Coelho, Suso Novás Andrade e Valter Vinagre.

Na categoria Prémio PrimeirOlhar / Cineclubes 2025, com um prémio de 1000 euros, a escolha do júri – formado por Fernando Mosquera, Maria de Lurdes Martins e Miguel Blanco Hortas – recaiu sobre a curta-metragem "The Closing of a Refinary", de Vasco Monteiro, aluno do Curso de Fotografia e Cinema Documental do IPP-ESMAD.
A curta "Severin", de Gonçalo Cabral e Ana Melo, estudantes da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, foi distinguida com o Prémio PrimeirOlhar / Graça Lobo 2025, no valor de 500 euros. Este prémio contou com um júri composto por Afonso Campos, Beatriz Silva, Bruna Batista, Cláudia Correia, Filipa Garcia, Leonor Barreto e Renata Baptista.
Os filmes que competiram nestes prémios foram exibidos publicamente entre 9 e 11 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, no âmbito da secção Olhares Frontais, coordenada pelo realizador Pedro Sena Nunes.
Com uma afluência notável que superou os 3000 alunos inscritos só este ano, os ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana continuam a oferecer uma programação diversificada até quarta-feira.
O último dia do festival, 14 de maio, será marcado pela realização do AÇÃO 11! Festival Luso-Galaico de Vídeo Escolar. Esta secção tem como foco a promoção da prática audiovisual no contexto escolar. A apresentação dos filmes selecionados e a revelação dos vencedores decorrerão igualmente no Teatro Municipal Sá de Miranda. Os alunos e respetivas escolas vencedoras receberão um diploma e 700 euros em material audiovisual.
As sessões "Escola no Cinema", que apresentam filmes sobre temáticas atuais, prosseguem. Até 12 de maio (hoje), as sessões das 14h30 foram dedicadas ao 3º ciclo do ensino básico. Amanhã, 13 de maio, pelas 10h00, será a vez dos alunos do ensino secundário e superior.
Assinalando a sua 25ª edição, os ENCONTROS consolidam-se como um espaço crucial para a literacia cinematográfica, reunindo estudantes, cineclubistas, profissionais, cineastas e o público em geral, num ambiente de partilha, formação e debate. A forte presença de participantes da Galiza nesta edição destaca a importância do festival no contexto do Eixo Atlântico, do qual Viana do Castelo é Capital da Cultura este ano.
O evento é uma organização da Associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Comentarios