Escola Superior de Educação do IPVC acolhe residência artística para valorização da água | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Escola Superior de Educação do IPVC acolhe residência artística para valorização da água

O projeto é desenvolvido no âmbito da Blue Design Alliance (BDA), consórcio que envolve o Politécnico de Viana do Castelo, a Escola Superior de Artes e Design, o Politécnico de Bragança e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.





A Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), acolhe, de hoje até sexta-feira, a residência artística “Water Design Views”, com a dupla Daniel Moreira e Rita Castro Neves.

Em comunicado, o IPVC explica que "O projeto, desenvolvido no âmbito do PRR, insere-se na Blue Design Alliance (BDA), um consórcio que engloba o Politécnico de Viana do Castelo, a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), o Politécnico de Bragança (IPB) e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP), e tem como missão contribuir para a valorização da água, recursos oceânicos e fluviais e a sustentabilidade social e ambiental através do design, centrando-se na produção de conhecimento, investigação e formação de competências ligadas à economia azul."


Na ESE-IPVC, os dois artistas trabalham a partir da cidade de Viana do Castelo e da relação geográfica privilegiada que esta tem com a água nas suas frentes fluvial e oceânica. “Esta proximidade deu origem a práticas e memórias que ainda hoje animam a cidade e que produziram inúmeros vestígios. Este património físico e imaterial pode ser uma importante base para a definição de práticas futuras que se impõem sustentáveis e rigorosas. Esta residência partirá da criação artística para a construção de novas leituras, demonstrando que a realidade que nos envolve é complexa e tem potencial para ser repensada criativamente”.

A ESE-IPVC é também palco de uma apresentação/conferência aberta na qual Daniel Moreira e Rita Castro Neves falam sobre os projetos anteriores, temáticas e processos. Terá lugar, ainda, uma aula aberta, na qual os dois artistas apresentam o trabalho desenvolvido durante a residência artística. O projeto é também uma oportunidade para um contacto com artistas e criadores locais, numa partilha de experiências e de conhecimento. Esta quinta-feira terá lugar um laboratório de fotografia, incidindo especialmente na temática do mar, e sexta-feira, haverá um atelier de pintura.

As instituições da Blue Design Alliance asseguram uma formação ligada ao design azul e à economia circular, inclusiva e sustentável. No âmbito do “Impulso Adultos”, é apresentada uma inovadora oferta de pós-graduações, cursos de curta duração e um ciclo de conferências e oficinas pedagógicas – “Water Design Views”.






0 comentário
bottom of page