Eurorregião Norte de Portugal-Galiza representará mais de 30% do investimento aprovado no POCTEP2030
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Eurorregião Norte de Portugal-Galiza representará mais de 30% do investimento aprovado no POCTEP2030



Dos 473 Milhões de Euros de investimento elegível aprovado no Programa, cerca de 150 dizem respeito a esta Eurorregião.

Teve lugar, esta quarta-feira, em Arcos de Valdevez, o Seminário Territorial da Área de Cooperação Galiza-Norte de Portugal, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE) e pela Xunta de Galicia.


O evento teve como propósito apresentar as três primeiras convocatórias do POCTEP (programa de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha) para o período 2021-2027 e respetivas Estratégias Territoriais da Área de Aplicação de Cooperação Galiza – Norte de Portugal.


O Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, reforçou a importância de “continuar a dinamizar e aprofundar a dinâmica de projetos existentes na Eurorregião do Norte e da Galiza” que considera “demonstrativa de um relacionamento consolidado em termos de cooperação face aos demais territórios”.


António Cunha relembrou que “considerando a área de cooperação Norte de Portugal – Galiza, bem como a dotação dos projetos pluri-regionais em que participam beneficiários destas Regiões, a estimativa é de que o investimento elegível em projetos aprovados nas seis convocatórias do Programa esteja na ordem de grandeza dos 140 a 150 milhões de Euros”.


“Podemos, desta forma, concluir que a Eurorregião Norte de Portugal – Galiza representará mais de 30% do total de investimento elegível aprovado no POCTEP 2030”, disse.


Entre outros oradores, participaram no evento a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e o Diretor-geral de Relações Exteriores e com a União Europeia da Xunta de Galicia, Jesus Gamallo.


A apresentação do Programa POCTEP 2030 realizou-se nos passados dias 16 e 17 de novembro, em Ayamonte.



0 comentário
bottom of page