Ex-aluno do IPVC apresenta peça de design ergonómica na Bienal de Madrid
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ex-aluno do IPVC apresenta peça de design ergonómica na Bienal de Madrid



João Teixeira estudou Design de Produto na ESTG-IPVC e levou até à capital espanhola a “Secretária piano”. O ex-aluno e atual docente no Politécnico de Viana do Castelo inspirou-se no stand metálico usado pelos pianistas para apoiarem as partituras e criou uma peça pensada para as novas necessidades do trabalho remoto e do teletrabalho.

João Teixeira, 32 anos, designer, ex-aluno de Design de Produto e atual docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), marcou presença na 8.ª Bienal Ibero-Americana de Design (BID) e atraiu holofotes para a sua peça “Secretária Piano”, uma solução ergonómica orientada para as novas necessidades do trabalho remoto e do teletrabalho.


O foco está, diz João Teixeira, citado na nota de imprensa do IPVC, "na maximização da produtividade, criatividade e concentração através de uma solução simples, mas sofisticada", que consiste num stand metálico inspirado na forma como os pianistas apoiam as partituras. Este elemento-chave, acrescenta, permite ao utilizador beneficiar de “métodos de trabalho mais inteligentes e estimulantes”, na medida em que possibilita que livros ou documentos possam ser colocados em modo vertical no stand e sejam utilizados como ferramentas de trabalho.


A par de tudo isto, garante o designer de 32 anos, a “Secretária piano” oferece, ainda, “um design bastante único e caracteriza-se pela sua linguagem leve e jovem”.


A Bienal Ibero-Americana de Design é organizada pela Fundación Diseño Madrid e acontece a cada dois anos na Central de Diseño de Matadero, em Madrid, Espanha. Trata-se de um centro de criação contemporânea, promovido pela Área Governamental da Cultura e do Desporto da Câmara Municipal de Madrid. Figura-se como “o marco mais importante do design contemporâneo ibero-americano”, o que confere prestígio, notoriedade e visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo ex-aluno do Politécnico de Viana do Castelo, natural de Felgueiras. A presença na BID permite aos participantes receberem, ainda, o Selo BID, marca de qualidade e padrão de excelência. A BID acarreta mais duas vantagens: aproxima o público da disciplina de design e facilita a relação entre profissionais, empresas, indústria e academia.


JOÃO TEIXEIRA RECORDA O PAPEL FUNDAMENTAL DA SUA FORMAÇÃO SUPERIOR TIRADA NP IPVC


Refira-se que a “Secretária piano” tinha já conquistado o “iF Design Award 2022”, um dos mais importantes e prestigiados selos de qualidade no mundo do design.


João Teixeira fez todo o percurso académico no Politécnico de Viana do Castelo, onde hoje exerce funções de docente na licenciatura em Design de Ambientes. Licenciou-se em Design do Produto e tirou mestrado em Design Integrado, em parceria com a Corticeira Amorim, e garante que os prémios recebidos são, em grande medida, resultado “da forma de abordagem única dos projetos e dos conceitos durante a licenciatura e o mestrado”.


Durante o seu percurso, o designer já foi premiado também pelo “A’Design Award” (2021), com os projetos – “Secretária piano” e “Secretária Shelter” – a serem expostos na “Fórmobile” (São Paulo, Brasil), “iF Design Center” (Chengdu, China) e “Esprit Meuble” (Paris, França). Os produtos têm ainda merecido destaque nas mais influentes revistas internacionais de Design, como as Designboom, Design Milk, Yanko Design ou Design Wanted.



0 comentário
bottom of page