Executivo Municipal de Viana do Castelo aprova mais de 170 mil euros de apoios às freguesias
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Executivo Municipal de Viana do Castelo aprova mais de 170 mil euros de apoios às freguesias


Foram aprovadas, ontem, em reunião ordinária de executivo municipal, duas propostas que implicam apoios globais de mais 170 mil euros às Juntas e Uniões de Freguesia de Viana do Castelo.



A proposta Apoios às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circundante representa um esforço financeiro de 101.934 euros. Foram aprovados, para a Junta de Areosa, 13.997 euros para Pavimentação da Travessa da Quinta do Rei, Travessa das Mimosas, Travessa do Sorrio e acrescento e pavimento exterior da SIRSA.


Para Castelo do Neiva foram aprovados 10.000 euros para reparação de trator e para a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis outros 5.096 euros para reparação de trator. Foi ainda validada uma verba de 50 mil euros para Vila Nova de Anha, para a 1ª fase da Execução de passeios e estacionamento na Avenida do Cruzeiro.


“Apesar dos progressos assinaláveis, o executivo municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia pretendem dar continuidade à forte política de investimento, concretizando ações e obras de construção de novas vias e obras de arte, reperfilamento da rede viária e obras de arte existentes, requalificação de pavimentos, execução de novas e requalificação de interseções existentes, construção e requalificação de espaços pedonais existentes, ampliação estrutural da rede de ciclovias e ecovias, construção e requalificação de espaços de estacionamento e infraestruturas de transportes públicos/coletivos (baias e paragens), supressão de passagens de nível (construção de passagens inferiores e superiores rodoviárias e pedonais) e implementação de um extenso plano de sinalização horizontal (pinturas) e vertical (sinais), dedicando, para o efeito, o Plano de Atividades e Orçamento de 2022 mais de 8,1 milhões de euros que, quando concluído, permitirá elevar os níveis de segurança da estrutura/rede viária do concelho e a qualidade de vida dos respetivos espaços territoriais”, assegura o documento.


Foi aprovada ainda uma proposta de Apoios às Juntas e Uniões de Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos, que atinge um valor global de 69.299 euros. Para a Junta de Freguesia de Areosa foram aprovados 17.299 euros para Requalificação da Sede do Grupo Desportivo Areosense, de Mina e da Sede do Grupo de Bombos.


Para Castelo de Neiva foram aprovados 22 mil euros para Construção de Parque de Autocaravanas e para Mujães uma verba de 30 mil euros para a 2ª fase da Ampliação do Cemitério.


De acordo com a proposta, estes apoios surgem da política municipal de apoio aos projetos estruturantes e estratégicos das freguesias de forma a “alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, valorizando e garantindo convergência de meios e otimização de recursos, na garantia da qualidade de vida e bem estar dos seus habitantes”.



0 comentário
bottom of page