Exercício Contra Alzheimer: Projeto do IPVC Vence Prémio Nacional | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 5 dias
- 3 min de leitura
24 de maio, 2025.
O projeto europeu Fit4Alz, coordenado pelo Politécnico de Viana do Castelo, demonstra que o treino físico adaptado pode abrandar e até reverter o declínio cognitivo associado ao Alzheimer. A investigadora Ana Filipa Silva foi distinguida pelo seu trabalho, que oferece nova esperança e ferramentas práticas.

Exercício Físico: Uma Nova Esperança no Combate ao Alzheimer Reconhecida a Nível Nacional
Quando o movimento se alia à ciência, os resultados podem ser transformadores, especialmente no combate a doenças como o Alzheimer. Ana Filipa Silva, docente da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), viu o seu trabalho inovador no projeto europeu Fit4Alz – Fitness for Alzheimer ser distinguido com o prestigiado Prémio Investigação, atribuído pela Portugal Activo. A investigação destaca o potencial do treino físico como um poderoso aliado contra o declínio cognitivo, abrindo novas perspetivas para milhares de famílias e profissionais de saúde em Portugal e na Europa.
A distinção, entregue durante o 18.º Congresso Nacional da Portugal Activo em Lisboa, reconhece o impacto significativo do trabalho desenvolvido pela docente no âmbito do Fit4Alz. Financiado pelo programa Erasmus+ Sport, este projeto europeu visa promover a prática de exercício físico adaptado a pessoas com declínio cognitivo, nomeadamente com Doença de Alzheimer. A abordagem inovadora combina programas de treino físico com estimulação cognitiva, oferecendo uma estratégia multifacetada.
“Este prémio representa o reconhecimento de um trabalho que tem vindo a ser feito, mas também uma oportunidade para divulgar o projeto e os seus resultados”, salientou a docente Ana Filipa Silva, visivelmente satisfeita com o reconhecimento.
Resultados Encorajadores do Projeto Europeu "Fitness for Alzheimer"
O Fit4Alz contou com a participação de aproximadamente 700 indivíduos com declínio cognitivo em Portugal, Sérvia, Polónia e Itália. Os dados recolhidos são promissores, indicando que tanto o treino aeróbio como o treino de força demonstram eficácia na desaceleração e, em alguns casos, até na reversão do avanço do declínio cognitivo.
Ana Filipa Silva partilha um conselho prático: “De facto, atualmente não há cura para o Alzheimer, por isso, a nossa ação foi numa fase inicial do seu desenvolvimento. A nossa sugestão é que seja aconselhado e aplicado tanto o exercício aeróbico como o de força. O preferencial seria aquele (ou a sua combinação) exercício com o qual os adultos se identificam mais para que se mantenham na prática mais tempo”. Esta personalização da abordagem é crucial para a adesão e sucesso a longo prazo.
Disseminação de Conhecimento e Ferramentas Práticas
Atualmente, o projeto Fit4Alz encontra-se na fase de disseminação dos seus valiosos resultados. Já foram realizadas diversas sessões de apresentação e esclarecimento, estando agendada uma sessão online para o próximo dia 18 de junho, que contará com o apoio da Associação Portuguesa de Alzheimer.
Para além da partilha de resultados, o projeto procura ativamente promover hábitos de vida mais saudáveis. Todos os interessados podem acompanhar o projeto e aceder a orientações para a prática de exercício físico para pessoas com declínio cognitivo através da página oficial do Fitness for Alzheimer (AQUI – idealmente, este seria um hyperlink para o website do projeto).
Coordenado pelo IPVC, através da ESDL, o Fit4Alz beneficia da colaboração de instituições parceiras nos Países Baixos, Itália, Sérvia e Polónia, para além de outras entidades nacionais. O projeto resultou no desenvolvimento de diversas ferramentas digitais e manuais, incluindo um eBook, vídeos informativos e uma aplicação móvel, concebidos para capacitar profissionais de saúde e familiares no apoio a pessoas com demência. A equipa do Politécnico de Viana do Castelo, para além de Ana Filipa Silva, integra também os docentes Filipe Clemente, Rui Silva e Pedro Bezerra.
Este reconhecimento sublinha não só a excelência da investigação realizada no seio do IPVC, mas também o compromisso da instituição com a melhoria da qualidade de vida da população. De salientar ainda que a Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC continuará a apostar na formação de excelência, prevendo o lançamento, já em setembro, de um novo curso de licenciatura em Animação Desportiva e Turismo Ativo, que se juntará às já existentes licenciaturas em Desporto e Lazer e ao CTeSP em Treino Desportivo.
Commentaires