Exposição “500 Anos de Camões” Chega a Caminha com Espólio Raro da Casa de Bragança | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- 15 de ago.
- 2 min de leitura
15 de agosto, 2025.
Uma rara exposição sobre a vida e obra de Luís de Camões, comemorando os 500 anos do poeta, foi inaugurada em Caminha. A mostra, que integra a valiosa coleção da Fundação da Casa de Bragança, apresenta edições antigas e documentos preciosos.

A celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões ganha um novo palco em Caminha. A exposição "500 anos de Camões: a camoniana da Fundação da Casa de Bragança", foi inaugurada no âmbito da V Feira do Livro Luso Galaica da Ribeira Minho, e está patente na Sala dos Presidentes, nos Paços do Concelho, até ao dia 30 de setembro.
A mostra, que chega a Caminha depois de ter passado por Vila Viçosa e Sintra, apresenta um valioso conjunto de obras e documentos do poeta, com destaque para as edições raras de “Os Lusíadas”. A coleção pertence à Fundação da Casa de Bragança, que ao longo dos anos tem enriquecido a biblioteca que pertenceu ao último rei de Portugal, D. Manuel II.
Tesouros literários em exposição
A exposição não só dá a conhecer algumas das mais marcantes edições da obra de Camões, como também assinala a evolução da iconografia ligada ao poeta. A curadoria, a cargo de Vicente Fino, membro da Casa de Bragança, revela a importância e raridade do acervo. A inauguração contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Fundação, João Azevedo.
A chegada desta exposição a Caminha reforça a importância da cidade como centro cultural, oferecendo ao público uma oportunidade única de contactar com um dos maiores tesouros literários da língua portuguesa.
A V Feira do Livro Luso Galaica da Ribeira Minho é uma iniciativa que reúne as câmaras municipais de Caminha, A Guarda e O Rosal, a União de Freguesias de Caminha Matriz e Vilarelho, e o Jornal Caminha@2000.