Memórias do Mar em Vila Praia de Âncora atrai 23 mil visitantes em 3 meses | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- 19 de out.
- 2 min de leitura
20 de outubro, 2025.
O "Espaço de Memórias do Mar", instalado no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, alcançou um sucesso notável ao registar mais de 23 mil visitantes em apenas cerca de três meses de funcionamento. Inaugurado a 7 de julho, o novo polo de atratividade da vila centenária, que homenageia a classe piscatória, resulta de um "investimento superior a meio milhão de euros" por parte da autarquia de Caminha.
O Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, transformou se num equipamento "ao serviço do lazer, da cultura e do turismo" após a sua recuperação e valorização. A "iniciativa municipal" da Câmara Municipal de Caminha, que se iniciou no final de 2022, tinha como objetivo primordial valorizar o monumento, abri-lo ao público e criar mais um polo de atração para o concelho, revelando se uma aposta ganha.

O "Espaço de Memórias do Mar" tem se consolidado como um fator de dinamização do turismo de Vila Praia de Âncora e de todo o concelho. A autarquia destaca que "à Vila chegam diariamente visitantes de vários pontos do país", muitos deles em excursões organizadas, o que contribui diretamente para a dinamização da economia local.
Este "equipamento" não só atraiu um elevado número de visitantes em geral, mas também "demonstrou uma visibilidade considerável junto dos media. O local tem recebido repórteres de diversos Órgãos de Comunicação Social, incluindo televisões nacionais e internacionais.", refere fonte da autarquia.
A visita ao "Espaço de Memórias do Mar" é gratuita e pode ser realizada de terça feira a sábado, nos horários das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. O projeto sublinha a vocação inicial militar do Forte, ao mesmo tempo que lhe confere uma nova vida como espaço cultural.












Comentários