Farrangalheiros queimam o Santo Entroido, este sábado, em Melgaço | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Farrangalheiros queimam o Santo Entroido, este sábado, em Melgaço

No próximo sábado, dia 18 de fevereiro, a vila de Melgaço volta a encher-se de tradição, cor e folia para celebrar o ENTRUDO. O cortejo, pelas ruas da vila, e a Queima do Santo Entroido, no Largo Hermenegildo Solheiro, a partir das 16h30, prometem recordar tradições e costumes da região, onde não faltarão os farrangalheiros.




Outrora designado por Entroido, o Carnaval dos habitantes da vila C(r)asteja era uma das festas mais participativas da freguesia. Havia diversão de sábado a terça-feira, com bailes e mascarados dispersos por vários recantos da vila. Não faltava o tradicional cozido à portuguesa e doces típicos. Tiros, bombas e foguetes anunciavam a festa. Nessa altura, os Farrangalheiros saíam à rua, trajados a rigor: as mulheres vestiam o tradicional saiote castrejo tipicamente vermelho bordado e/ou decorado com cores garridas, as blusas e o lenço amarelo.

mulheres de Melgaço com cara tapada e fitas coloridas na cabeça, vestindo o tradicional saiote castrejo bordado e lenço amarelo aos ombros

O traje era composto pelo garruço, o objeto mais representativo do Entroido C(r)astejo: chapéus de cartão decorados com fitas e enfeites garridos que congregam uma renda que encobre o rosto dos Farrangalheiros. Vai ser assim, este ano, o Entrudo em Melgaço, que "pretende recordar alguns desses momentos, preservando e honrando, desta forma, memórias e saberes de outras gerações.", refere o Município de Melgaço em nota de imprensa.

Farrangalheiros - homens mascarados com enfeites de papel imitando penas

Este ano, o cortejo assume o tema “Costumes, tradições e aspetos histórico-culturais associados ao concelho de Melgaço e aos concelhos galegos vizinhos”, e finda no Largo Hermenegildo Solheiro com a tradicional Queima do Santo Entroido, o boneco vestido de roupas velhas: o ato representa a expulsão de todos os males e a purificação das mentes, mas dizem os populares que este momento simboliza também o desejo de que o inverno acabe e que a primavera comece.

Cortejo de carnaval pelas ruas da vila, com camiões e pessoas mascaradas

Todos os participantes inscritos, independentemente das categorias, terão a possibilidade de participar no lanche convívio que decorrerá após a Queima do Santo Entroido (aproximadamente pelas 19h00).

A folia carnavalesca continua à noite com a festa de Carnaval organizada por alguns bares do concelho, a partir das 24h00, no Largo Hermenegildo Solheiro. A organização é do Bar AfterWork, do Bar da Alameda e do Bar 1964 e promoverão ainda um concurso de mascarados, com direito a prémios.




0 comentário
bottom of page