Festa C(r)asteja a em Castro Laboreiro marcou encerramento do Melgaço em Festa | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Festa C(r)asteja em Castro Laboreiro marcou encerramento do Melgaço em Festa

Castro Laboreiro é uma das aldeias mais emblemáticas do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), resultado do isolamento que sofreu no passado, o qual permitiu que chegassem intactos nos nossos dias, aspetos do património histórico e cultural da aldeia, como a arquitetura, a paisagem e o modo de vida das suas gentes, ainda hoje marcado por um forte espírito comunitário. Durante quatro dias, foram recriadas e assinaladas algumas dessas tradições e costumes.




pessoas em cima de um carro das vacas com vacas piscas

Durante a tarde de segunda-feira, a população recriou o transporte e a meda do centeio, trabalhos que outrora se fazia para, por exemplo, ser possível confecionar o distinto e saboroso pão centeio de Castro Laboreiro.

O programa contou ainda com danças e bailes típicos, música tradicional a cargo dos grupos Danças e tradições de Castro Laboreiro, Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço e do Folclórico Amizades do Alto Minho de Messy, a malhada tradicional e animação com o grupo “Los Cumberos”. Foram também apresentados os livros "PNPG Ambiente e Tradição (Castro Laboreiro)" e "Quem Somos os Que Aqui Estamos em Castro Laboreiro", no centro cívico.

No dia 15 de agosto teve lugar o concurso do Cão de Castro Laboreiro.

homem entregando troféu a outro homem com um cão

pessoas posando junto a cães Castro Laboreiro

jovem de camisa às riscas junto a um cão

Fotos: © Município de Melgaço






0 comentário
bottom of page