Festa do Espumante de Melgaço arranca esta sexta-feira
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Festa do Espumante de Melgaço arranca esta sexta-feira


Dias 26, 27 e 28 de novembro, vai ter lugar a VII edição da Festa do Espumante de Melgaço.


Durantes três dias será possível provar diferentes espumantes de alvarinho, acompanhados pelo melhor da gastronomia da região: depois de em 2020 o certame ter decorrido num formato online, em virtude da situação pandémica, volta agora ao Largo do Mercado, com a participação de 15 produtores de espumante de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço, de sete produtores de produtos locais e de um restaurante. A cerimónia de abertura está marcada para as 18h00, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.


A Festa do Espumante de Melgaço, tal como foi idealizada, tem como propósito não só valorizar o espumante, mas todos os produtos locais, bem como todo o concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para este que é o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal. "É esta uma forma de darmos a conhecer o território. Os produtos do território, facilitando a realização de negócios", refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista.


O evento vai reunir uma grande montra de espumantes de Alvarinho; produtos regionais (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros); provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, sessões conduzidas pelo sommelier e wine educator da Revista de Vinhos, Manuel Moreira; sessões de showcooking por conceituados chefes – Chakall, Luís Américo e Vítor Matos – que levarão propostas culinárias que terão por base alguns dos ingredientes mais famosos da sub-região; e terá ainda um espaço de restauração com propostas gastronómicas típicas.


As noites serão, como habitualmente, preenchidas com animação musical: música ao vivo e atuações de DJ (sexta-feira: Rui Afonso, DJ Tata; sábado: Bruno Pereira, Andréa Domingues e Roberto Martins, e o DJ Pedro Simões - RFM).


15 PRODUTORES DE ESPUMANTE DE ALVARINHO, da sub-região de Monção e Melgaço

Alvaianas

Casa de Canhotos

Cortinha Velha

Dom Ponciano

Dom Salvador

Provam

Quinta das Pereirinhas – Foral de Monção

Quinta de Alderiz

Quinta de Soalheiro

Quinta do Mascanho

Quinta do Regueiro

Quintas de Melgaço

Reguengo de Melgaço

Terras de Real

Valados de Melgaço


7 PRODUTORES DE PRODUTOS LOCAIS

Mel do Zé – Artesanali´s

Melgaço em Sabores

O Casal

Pastelaria Broa de Mel

Prados de Melgaço – queijaria

Prendokas

Roscas de Melgaço


RESTAURANTE

Tasquinha Castreja


Programa disponível em www.festadoespumante.com.


A entrada é livre e, de forma a garantir todas as condições de segurança em virtude da atual situação pandémica, será exigido certificado de vacinação ou teste negativo COVID-19.


MELGAÇO CELEBRA A FESTA DO ESPUMANTE DESDE 2015

A Festa do Espumante de Melgaço teve a sua primeira edição em 2015. Desde então tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer. "A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. E prova disso são os números: em 2019 tivemos cerca de 9 mil visitantes. É uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha!", afirma o autarca melgacense.





0 comentário
bottom of page