Fogueira de Natal volta a acender-se no Largo das Neves esta sexta-feira
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Fogueira de Natal volta a acender-se no Largo das Neves esta sexta-feira



Os Lenhadores do Largo, grupo cívico das três freguesias que partilham o Largo das Neves (Barroselas, Mujães e Vila de Punhe), voltarão a acender, no dia 23 de dezembro, o “rastilho” da fogueira, ao mesmo tempo que as bebidas e os mais variados petiscos serão servidos.

Uma grande labareda permitirá um início "apoteótico" que iluminará os olhares e aquecerá as almas de todos. "A animação será rija", garante a organização. Bombos, concertinas, gaita de foles e DJ's pela noite dentro animarão e serão testemunhas da sã convivência entre todos os presentes.


A organização está a cargo dos Lenhadores do Largo e Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto.


A festa começa pelas 18h00 e prolonga-se pela noite dentro, até às 04h00.


A Mesa dos Três Abades, que data do século XVI, localiza-se no Largo das Neves e representa simbolicamente a interceção entre as três freguesias (Barroselas, Mujães e Vila de Punhe).


Este elemento patrimonial é representativo da união e cooperação entre as três comunidades e a voz da consciência sobre a necessidade de se trabalhar em conjunto e de se perpetuar as tradições comuns, como é o caso do Auto da Floripes, das Festas da Senhora das Neves e das cerimónias da Segunda-feira de Páscoa (“Encontro dos Três Compassos Pascais”, “Brinde da Mesa dos Três Abades” e “Hastear da Bandeira” das festividades).






0 comentário
bottom of page