"Há filmes no Largo" vai às freguesias de Paredes de Coura
- Fernanda Pinto Fernandes

- 13 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Recuperar a velha tradição de contar histórias, lendas e contos que nos acompanham de geração em geração mereceu o registo de João Gigante em filme, cuja película é projetada este fim de semana no centro de algumas aldeias de Paredes de Coura, com a iniciativa ‘Há Filmes no Largo’.

Esta sexta-feira, sábado e domingo, pelas 21h00, as freguesias de Vascões, Mozelos e S. Martinho de Coura, respetivamente, revisitam a prática antiquíssima dos contadores de histórias, com a apresentação do filme "Da Memória às Palavras", de João Gigante.
“Da Memória às Palavras” é um filme-documento que se constrói em torno do espetáculo de narração oral “Uma Roda: entre histórias”. O processo de trabalho começa pelo acompanhamento de recolhas de património oral (lendas, contos, histórias e cantigas), no Alto Minho, pela equipa da Memória Imaterial Cooperativa Cultural. A viagem continua com o processo dos atores das Comédias do Minho, a partir do manancial de histórias coletadas. Luís Correia Carmelo é o encenador e narrador que conduz a metamorfose dos atores em narradores ativos, criativos e interpretativos. Este filme faz um desenho desde a recolha à apresentação, apontando os processos e os resultados: através da circulação do espetáculo devolvem-se os contos recolhidos e apropriados por cada narrador.
Este filme fala de quem vive, guarda e usa a palavra como retrato do quotidiano, do seu território. Saber contar histórias é beber das memórias a elasticidade narrativa de quem as contou. É trazer ao presente um olhar transversal sobre o tempo que nos atravessa e sobre o tempo que virá.
Locais/Datas/Horários 15 set / 21h00 – Polidesportivo de Vascões [ou Junta de Freguesia Vascões, em caso de chuva] 16 set / 21h00 – Nossa Senhora da Pena [ou Junta de Freguesia Mozelos, em caso de chuva] 17 set / 21h00 – Antiga Escola Primária de São Martinho de Coura
LER CINEMA COM VITOR PAULO PEREIRA
Entretanto, já esta quinta-feira, pelas 21h30, no Centro Cultural, o Ler Cinema convida-nos, com a ajuda do Presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, a compreender e interpretar o filme ‘The Thin Red Line’, de Terrence Malick, e que nos remete para os horrores da guerra e os traumas que ela provoca aos jovens soldados.
Recorde-se que Ler Cinema tem curadoria de Paulo Pinto, que procura trazer a Paredes de Coura conhecidos nomes da música, literatura, artes plásticas, política e cultura para falar sobre os filmes que os marcaram.
The Thin Red Line
SINOPSE
Em Guadalcanal, uma ilha do Pacífico, uma série de batalhas e choques navais e terrestres entre os norte-americanos e o Japão, durante a II Guerra Mundial, serve de cenário à ação, que se centra nas emoções das personagens. O realizador Terrence Malick foge aqui ao patriotismo norte-americano e mostra os horrores da guerra e os traumas que ela provocou aos jovens soldados de ambos os lados. O inferno dos soldados dissolve-se num paraíso perdido no meio do oceano. “A Barreira Invisível" ganhou o Urso de Ouro de Berlim e foi nomeado para sete Óscares, incluindo os de melhor realizador e filme.
FICHA TÉCNICA Realização: Terrence Malick Elenco: Nick Nolte, John Cusack, George Clooney, Adrien Brody, Sean Penn, Ben Chaplin.












Comentários