II Jornadas da Montanha debatem na Montaria o futuro das pastagens e dos pastores | Peneda Gerês TV
2 de novembro, 2026.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, nos dias 20 e 21 de novembro, na freguesia da Montaria, as II Jornadas da Montanha, um evento dedicado ao futuro do pastoreio extensivo, à valorização das pastagens serranas e à salvaguarda do património cultural.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar, nos dias 20 e 21 de novembro, na freguesia da Montaria, a segunda edição das Jornadas da Montanha. O evento reúne especialistas, investigadores, entidades públicas e a comunidade em torno do futuro do pastoreio extensivo nas montanhas do Alto Minho, tendo como tema central "O Nosso Chão: Pastagens e Pastores". A iniciativa é de participação livre, limitada a 40 vagas, mediante inscrição prévia através de formulário online.

Ao longo de dois dias, a iniciativa pretende promover uma reflexão integrada sobre o pastoreio enquanto prática estruturante da paisagem serrana. O programa reconhece o contributo dos pastores e criadores para a manutenção dos ecossistemas, prevenção de incêndios rurais, valorização de raças autóctones e continuidade da identidade cultural. A edição de 2026 assume particular significado por decorrer no âmbito do Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores, proclamado pelas Nações Unidas.
O programa técnico e científico tem início a 20 de novembro com a sessão de abertura e a conferência "Pastagens e pastoreio extensivo nas montanhas do Norte de Portugal", por Duarte Marques, coordenador do projeto LIFE MARONESA. Seguem-se painéis dedicados à gestão ecológica e da paisagem na Serra de Arga, à experiência comunitária dos baldios de Pitões das Júnias e aos pastores e património cultural, culminando numa mesa-redonda sobre os desafios e o futuro do pastoreio extensivo no Alto Minho.
A componente artística e cultural inclui a inauguração de duas exposições no Núcleo Museológico da Montaria: "Arte Têxtil – Materiais e Tradições da Serra de Arga", de Maria Luísa Manso, e "Da Natureza à Arte – o imaginário agropastoril", de João Rego. O programa prevê ainda um almoço-convívio com produtos locais, uma oficina dedicada ao tradicional Caldo de Graúnhos e a oficina "Sons da Montanha", pelo projeto Zuca-Truca.
No sábado, 21 de novembro, as Jornadas prolongam-se com um programa de experiências na montanha aberto ao público. Destacam-se atividades equestres gratuitas, como o Batismo Equestre e o Peddy Paper Equestre – Desafio da Serra d'Arga, direcionado a jovens a partir dos 12 anos e adultos. A programação da tarde inclui também a Estafeta Equestre por Equipas no Campo de Futebol de São Lourenço da Montaria.
A iniciativa contempla igualmente o percurso interpretativo "Caminhos do Pastoreio", que permite conhecer as pastagens seminaturais da Serra de Arga e o geossítio Turfeiras das Chãs de Arga, com participação gratuita limitada a 30 vagas e inscrição obrigatória. A tarde de sábado fica ainda marcada pela evocação de memórias pastoris, um magusto e a exibição do filme "Salvaxe, salvaxe", seguida de um diálogo com cientistas e cineastas.
Com esta segunda edição, a autarquia vianense pretende consolidar o evento como um espaço de encontro e partilha de conhecimento, afirmando a Serra de Arga como referência na preservação da paisagem agro-silvo-pastoril e na promoção de práticas sustentáveis de gestão do território.





Comentários