Inaugurado painel de azulejos de homenagem aos náufragos vianenses
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Inaugurado painel de azulejos de homenagem aos náufragos vianenses



Um painel de azulejos de 5,70 metros de comprimento por 2,60 metros de altura foi hoje inaugurado na Vianapesca, OP, na ribeira vianense, como "Homenagem da Cidade às Vítimas dos Naufrágios no Mar de Viana".

O painel "Homenagem da Cidade às Vítimas dos Naufrágios no Mar de Viana”, com 5,70 metros de comprimento por 2,60 metros de altura, baseia-se numa pintura da autoria de Cipriano Oquiniame e indica, no rodapé, as embarcações, nomes dos náufragos e datas dos naufrágios." O município apoiou a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela com uma verba de 3.500 euros para a concretização desta obra, "atendendo à relevância cultural do projeto para a memória coletiva dos vianenses.", refere nota de imprensa do Município.

A cerimónia de inauguração contou com presença do Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da Vereadora do Planeamento e Gestão Urbanística, Fabíola Oliveira. O autarca destacou “a resiliência dos pescadores e das gentes do mar, que tiveram de ultrapassar momentos muito dolorosos”, reconhecendo a importância desta iniciativa da União de Freguesias e assegurando que a comunidade local “tem dado o exemplo ao longo da história”, afirmando que as famílias da Ribeira de Viana “têm enriquecido” Viana do Castelo.


“Esta pegada trágica faz parte do nosso coletivo e devemos reconhecê-la para sempre porque faz parte da nossa identidade e marca a nossa profundidade”, declarou Luís Nobre, acrescentando que “este monumento é uma forma significativa de reconhecer de forma contínua a importância destes acontecimentos”.

“Toda a história da Ribeira, todo o vosso labor, a vossa luta, as vossas histórias de vida e histórias familiares merecem este reconhecimento e merecem que nos associemos nesta homenagem que ficará para sempre”, frisou.



0 comentário
bottom of page