Investigadores e profissionais partilham dinâmicas do Turismo Outdoor
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Investigadores e profissionais partilham dinâmicas do Turismo Outdoor



Próximo dia 11 de maio, no âmbito do projeto Turnout - Desenvolvimento do Turismo Outdoor da Região Norte de Portugal, realiza-se o Seminário “Que Norte para o Turismo Outdoor?", no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo. O seminário vai contar com a participação de académicos, investigadores e profissionais que vão partilhar conhecimentos técnico-científicos ligados ao desenvolvimento e dinâmicas do Turismo Outdoor.


O projeto Turnout - Desenvolvimento do Turismo Outdoor da Região Norte de Portugal está a ser desenvolvido por docentes e investigadores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Instituto Politécnico do Porto, em colaboração com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, Entidade Regional, em representação do Consórcio Norte Natural – Turismo de Natureza da Região Norte.


O projeto está a ser desenvolvido para avaliar as condições para o desenvolvimento do Turismo Exterior na região Norte de Portugal e para contribuir para a valorização dos recursos e equipamentos associados, proporcionando as melhores condições para o desenvolvimento sustentável de produtos e atividades turísticas competitivas.


Surge aqui a realização do Seminário “Que Norte para o Turismo Outdoor?”. Com a sessão de abertura marcada para as 14h40, o seminário, que se realiza no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, conta com a presença da diretora do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues.


Às 15 horas começa a Mesa Redonda sobre “Dinâmicas da Procura e da Oferta do Turismo Outdoor na região” com o presidente da Associação de Bloggers de Viagens Portugueses, Filipe Morato Gomes. Na Mesa Redonda moderada por Ricardo Melo do Instituto Politécnico de Coimbra participam ainda António Sá, da Bétula Tours, Pedro Casinhas, da Keen Tours, e Pedro Rego, fotógrafo profissional.


Depois de uma pausa, às 17 horas começa outra Mesa Redonda sobre “A organização e a governação do Turismo Outdoor”. Moderada por Paulo Castro da Europac Federation, esta Mesa Redonda conta com a participação de Jorge Sobrado, secretário técnico Estratégia, Com. Articulação Interinstitucional – Norte 2020, Nuno Banza, presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Joel Pereira, da Estação Náutica/Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, e António Marques Vidal, presidente da direção da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (Apecate).


A sessão de encerramento, marcada para as 18:15 horas, conta com a presença do vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, e de Paula Odete e Alexandra Correia, da coordenação do projeto Turnout.


O seminário termina com um momento musical, seguido de um porto de honra.



PROJETO É EXEMPLO DE INVESTIGAÇÃO APLICADA À REGIÃO NORTE

O Turnout é um exemplo de investigação aplicada à região Norte, realizada por investigadores de diferentes Institutos de Ensino Superior (Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico do Porto), com o apoio e colaboração da Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R.


O projeto tem como investigadora responsável Paula Odete Fernandes (IPB) e como investigadora corresponsável, Alexandra Isabela Lopes Correia (IPVC). São, também, investigadores do IPVC, Goretti Vaz da Silva, Manuel José da Serra Fonseca e Elvira Pacheco Vieira.


O projeto “Desenvolvimento do Turismo Outdoor da Região Norte de Portugal” | “Outdoor Tourism Development in the Northern Region of Portugal (TURNOUT) teve início em julho de 2018 e terminará em julho de 2022, com financiamento pelo Plano Operacional Regional do Norte, através do Portugal 2020.


Os objetivos do projeto passam por analisar e avaliar os recursos e a oferta associados ao turismo ao ar livre, desenvolver uma ferramenta SIG para o turismo ao ar livre, bem como identificar e caracterizar áreas estratégicas para o desenvolvimento do turismo ao ar livre.


O Turnout visa, em última análise, contribuir para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e para a competitividade da região, o que resulta do reconhecimento do potencial da região para o desenvolvimento do Turismo Outdoor. Desta forma, o projeto permitirá que venham a ser identificadas oportunidades de melhoria na oferta e na informação existente e na informação disponibilizada, por forma a dar resposta às necessidades de informação dos visitantes com motivações de índole natural, cultural e desportiva.


Em termos de produção científica e disseminação de resultados, a equipa já apresentou 33 comunicações em congressos nacionais e internacionais, publicou 23 artigos científicos com circulação internacional, organizou dois eventos; produziu duas aplicações informáticas e transferiu conhecimento na supervisão de 24 trabalhos académico-científicos.




0 comentário
bottom of page