IPDJ apoia programa de desenvolvimento desportivo Paracanoagem/Canoagem adaptada da DKC
- Jorge da Costa

- 26 de out. de 2021
- 2 min de leitura

A Darque Kayak Clube (DKC) de Viana tem tido no seu propósito e na sua origem a articulação com diferentes associações e IPSS dedicadas aos cidadãos portadores de deficiência intelectual e motora.
São quase vinte e oito anos de dedicação que em 2020 tiveram um novo impulso, graças à partilha do projeto “Desporto Para Todos” da parceira APPACDM de Viana do Castelo, apoiada nos seus projetos pelo Município de Viana do Castelo. Este novo projeto surgiu na DKC de Viana após terem passados dez anos desde que Carla Ferreira do Clube Atlético do Montijo foi a primeira atleta com deficiência a entrar num campeonato nacional em K1, (2010) do Clube Atlético do Montijo.

O impulso também surgiu pela decisão de em 2020 se abrirem oportunidades para todas as pessoas com estas diferenças poderem ingressar na competição, com tal êxito que nesse mesmo ano a DKC de Viana obteve o título de campeão nacional com o utente da APPACDM João Fernandes, e a ser o clube com mais atletas em prova naquela categoria, nomeadamente Vasco Franco em 4.º e Ricardo Esteves em 5.º.
Em 2021 a DKC voltou a vencer, desta feita com Lucas Borges a ser primeiro; João Fernandes, terceiro, e Ricardo Esteves (12 anos), 4.º.
O programa agora apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) 2021, 2ª fase de “Desenvolvimento desportivo Paracanoagem e Canoagem adaptada” é dirigido não para o setor competitivo, mas para o setor formativo, nomeadamente para todas as pessoas com deficiência que quiseram praticar canoagem, abrangendo já um universo de mais de duas dezenas de praticantes.
São quatro os técnicos dedicados a este projeto, com título de treinador profissional de desporto, na modalidade de canoagem.

Apesar do apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a atividade da paracanoagem e da canoagem na DKC de Viana continua a ter muitas dificuldades, quer materiais quer de recursos humanos, e necessita de mais apoios e incentivos para dar a melhor resposta às suas necessidades.

A náutica nas escolas também tem sido inclusiva na DKC de Viana, com técnicos do clube vianense e da APPACDM a apoiar as atividades de canoagem nas diferentes turmas, que constituem um acervo de aulas diárias no Centro de Canoagem, com o apoio do Município de Viana do Castelo.












Comentários