IPVC abre pós-graduação em "Uma Só Saúde"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

IPVC abre pós-graduação em "Uma Só Saúde"



As aulas serão lecionadas em regime b-learning, sendo que apenas 25% serão em regime presencial. As aulas presenciais irão decorrer na Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima.

O mundo tem-se vindo a confrontar com problemas de saúde cada vez mais complexos, passíveis de serem incluídos na perspetiva da Uma Só Saúde, One Health.


"O crescimento da população mundial, associado à emergente urbanização, alterações climáticas, desflorestação, fragmentação de habitats/perda de biodiversidade com impacto na saúde do solo e das águas, pode aumentar exponencialmente o risco de emergência de zoonoses – doenças transmissíveis entre animais e seres humanos –, como é o caso da pandemia que vivemos.", sustenta o Politécnico de Viana do Castelo na apresentação da pós-graduação.


E foi a pensar neste contexto que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) desenvolveu a pós-graduação Uma Só Saúde | One Health, destinada a profissionais das áreas das Ciências da Saúde Humana, Animal e Ambiental e das Ciências Sociais, Comportamentais e Humanas.


Em comunicado, o IPVC informa que "a pós-graduação, que se desenrola no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência (PRR), irá funcionar entre os meses de março e julho de 2023". As aulas serão lecionadas em regime pós-laboral, às quintas e sextas-feiras, entre as 17h e as 21h. Pontualmente, poderão existir aulas às quartas-feiras e aos sábados (as aulas presenciais irão acontecer tendencialmente aos sábados).


A esmagadora maioria das aulas serão lecionadas por docentes convidados, com um vasto currículo e experiência. A pós-graduação irá contar com contributos de profissionais da Direção-Geral de Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, do Centro Hospitalar do S. João (Porto), das Universidades do Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Trás-os-Montes e Évora, da Universidade Católica do Porto, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Lisboa e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.


As aulas serão lecionadas em regime b-learning, sendo que apenas 25% serão em regime presencial. As candidaturas decorrem até 6 de fevereiro, sendo os resultados publicados no dia 10 de fevereiro. As aulas deverão começar a 6 de março.


A pandemia pela Covid-19 mostrou que a globalização, com deslocações de pessoas, animais e bens (nomeadamente alimentares) à escala global e num curto espaço de tempo, facilita a disseminação de potenciais doenças. "Perante a evidência de que as saúdes – ambiental, animal e humana – estão intimamente relacionadas, é urgente olhá-la na perspetiva integrada de Uma Só Saúde.", justificam.


Candidaturas até 6 de fevereiro, em https://candidaturas.ipvc.pt .

Para mais informações, consulte: https://www.ipvc.pt/cursos/one-health/.



0 comentário
bottom of page