IPVC e Instituto Federal do Maranhão firmam acordo para intercâmbios, investigação e dupla titulação | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

IPVC e Instituto Federal do Maranhão firmam acordo para intercâmbios, investigação e dupla titulação

Protocolo de cooperação, assinado esta manhã, centra-se não só no intercâmbio de estudantes, docentes e investigadores, mas também no desenvolvimento de projetos e investigação conjunta, assim como na criação de duplas titulações.





dois homens à mesa, assinando documentos

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) assinou, esta manhã, um acordo de colaboração com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, no Brasil, centrado no intercâmbio entre estudantes, investigadores, pessoal docente e não docente.

O acordo, que tem a vigência de cinco anos, podendo ser renovado por igual período, tem ainda como finalidade a formação ao nível da graduação, pós-graduação ou de cursos técnicos. Cooperação técnica e colaboração em projetos e investigação conjunta, extensão, inovação e internacionalização estão também em cima da mesa deste acordo, que assenta na premissa que tem vindo a ser defendida e implementada pela atual presidência: "o reforço na política de internacionalização em áreas consideradas cruciais para a Instituição, como a investigação, a mobilidade académica e a dupla titulação", sustenta o IPVC em nota de imprensa.

Assinado no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, o acordo tem em linha de conta interesses comuns entre o Politécnico e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) ao nível pedagógico e científico, mas também centra atenções em matéria cultural e artística, de extensão e de transferência de tecnologia, de conhecimento e de inovação.

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, congratula-se pela assinatura de mais um protocolo centrado na internacionalização e destaca o trabalho que o IPVC tem feito ao nível da investigação: “Temos já quatro Unidades de Investigação, duas delas certificadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e duas em processo de certificação. E estamos já a preparar mais duas Unidades, uma na área agroalimentar e agroambiente e outra na área da economia azul. Se por um lado o papel do IPVC está centrado na formação, temos também um trabalho intenso na investigação, aproveitando os recursos do território, mas também na internacionalização. Este protocolo enquadra-se, por isso, na linha de atuação que temos vindo a defender”.

Por sua vez, o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, realça a aposta que a Instituição que coordena tem feito na internacionalização como “favor preponderante na consolidação de processos de avaliação e valorização de estudantes, investigadores e docentes”. O acordo com o Politécnico de Viana do Castelo “cumpre essa nossa vontade e missão”.







0 comentário
bottom of page