IPVC recebe diploma que certifica Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal até 2025
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

IPVC recebe diploma que certifica Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal até 2025



Certificação de Conformidade em Sistemas de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal configura-se um selo público, que valida as práticas existentes no Instituto, definidas e trabalhadas com o intuito de aumentar os níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação dos seus colaboradores e estudantes.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) recebeu duas menções honrosas, na 8.ª Cerimónia do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (AEE), com o apoio da Associação Industrial Portuguesa, que distinguiu mais de 30 organizações, foi hoje anunciado.


O júri, composto por várias personalidades do tecido empresarial português, entregou 45 troféus a organizações. Foram 84 as práticas candidatas em dois eixos: Responsabilidade Social e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


O Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade visa "distinguir a implementação de práticas que “criam valor” para as suas partes interessadas e contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável, através de dois eixos: Responsabilidade Social e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável."


O Politécnico de Viana do Castelo viu reconhecido o seu programa para a Igualdade, apresentado como boa prática no eixo 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para a categoria de Igualdade de Género.


Reconhecida foi também a implementação do Programa IPVConcilia – Implementação do Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal, no IPVC, na categoria 8 dos ODS, referente ao trabalho digno e crescimento económico.


O Politécnico de Viana do Castelo tinha já sido distinguido o ano passado durante a 7.ª Cerimónia do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, com os projetos “Qualidade e Responsabilidade Social como Pilar da Sustentabilidade Organizacional - Modelo de Governança do IPVC” e “Campus Sustentável IPVC- Gestão Ambiental” a receberam o primeiro prémio nas respetivas categorias, tendo ainda o projeto “Escola Inclusiva IPVC” recebido uma menção honrosa.


IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado

O Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, "congratula-se por ver os projetos da instituição a serem reconhecidos pelas entidades competentes". Citado na nota de imprensa do Politécnico, Carlos Rodrigues diz: “Recorde-se que o IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado. O Instituto foi, de resto, a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação, que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres”. Nesta matéria, sublinha Carlos Rodrigues, “o IPVC tem implementados dois projetos fundamentais: um programa de Conciliação – o IPVConcilia – e um Plano para a Igualdade e a excelência da sua implementação foi agora reconhecida pela sua certificação até 2025”.


O Instituto Politécnico de Viana do Castelo acaba de receber a Certificação de Conformidade em Sistemas de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal. O diploma, alcançado em consonância com a NP 4552:2016, tem validade por três anos, vigorando até outubro de 2025.


A certificação abrange todas as atividades realizadas nas unidades e serviços do IPVC: Serviços de Ação Social, Escola Superior de Saúde, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Desporto e Lazer (Melgaço), Escola Superior Agrária (Ponte de Lima) e Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença).

No âmbito do IPVConcilia, são tidos em conta aspetos como o ambiente de trabalho, a organização do tempo de trabalho, as formas de prestação de trabalho e o regime de trabalho, mas também o local de trabalho e a sua distância de casa, a informação, a comunicação, o reconhecimento e a valorização profissional. A remuneração, a assistência à família, serviços de saúde e de bem-estar, capacitação e desenvolvimento pessoal, formação profissional e gestão de carreira também fazem parte dos parâmetros do IPVConcilia.

Quanto ao Plano para a Igualdade, destacam-se compromissos com a promoção da igualdade de género, da não discriminação em razão da etnia, cor, nacionalidade ou ascendência, cultura de tolerância zero aos vários tipos de violência, inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais, conciliação vida profissional e pessoal, em matéria de maternidade e paternidade, e apoio a estudantes grávidas, puérperas ou lactantes.



0 comentário
bottom of page