IPVC-SPRINT atua na área do Desporto para "traduzir a investigação e aproximá-la das comunidades"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

IPVC-SPRINT atua na área do Desporto para "traduzir a investigação e aproximá-la das comunidades"



A nova Unidade de Investigação Aplicada do Politécnico de Viana do Castelo já foi apresentada publicamente. O IPVC-SPRINT atua em três áreas fundamentais: investigação, fruição com a natureza e interação com a comunidade, numa lógica de tornar mais acessível o conhecimento científico, colocando-o ao serviço da região.

Foi apresentada, ontem, a nova Unidade de Investigação Aplicada do Instituto Politécnico de Viana do Castelo: IPVC-SPINT que atua em três polos: investigação aplicada, tentando criar conhecimento nas áreas das Ciências do Desporto (desempenho atlético, bem-estar, qualidade de vida), fruição com a natureza (desporto de natureza e ao ar livre) e, a partir desse corpo de conhecimento, chegar às comunidades, atuando junto de projetos comunitários de valor, como o “HER”, do IPVC, que procura ajudar mulheres com diagnóstico de cancro da mama em fase de tratamento ou pós-tratamento, ou o “Alzheimer for all”, que trabalha para mitigar os efeito desta doença, proporcionando, tal como o HER, mais qualidade de vida aos seus utilizadores. O objetivo final é apenas um: criar valor científico e aumentar a interação com a região no sentido de monitorizar, avaliar e encontrar estratégias, de forma a criar hábitos saudáveis na população.


O diretor do IPVC-SPRINT, Filipe Clemente, fala de uma Unidade de Investigação Aplicada focada em criar valor para os técnicos, através de formações especializadas, conteúdos audiovisuais ou manuais muito práticos: “O que pretendemos é traduzir a investigação e aproximá-la das comunidades. Ou seja, atuamos junto das populações que beneficiam do exercício e atuamos junto da população que orienta e supervisiona esse mesmo exercício”. Trata-se, por isso, de uma Unidade de Investigação que atua em estreita articulação com professores, treinadores e guias.

Em linha com a missão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que trabalha para criar capacidade prática para os seus atuantes, o IPVC-SPRINT e a Investigação Aplicada são, afirma Filipe Clemente, “a forma mais simples de traduzir o conhecimento para a prática diária. Este é o nosso principal objetivo neste momento e para o qual estamos talhados, atuando, sobretudo, na região do Alto Minho, mas com a ambição de chegar aos polos de atuação e decisão desportiva nacional”.


O IPVC-SPRINT é uma unidade que reúne profissionais do Politécnico de Viana do Castelo, juntamente com elementos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e dos Politécnicos de Lisboa e Beja, contando, neste momento, com 18 membros.


A apresentação do IPVC-SPRINT aconteceu no Hotel FeelViana, que recebeu também um coaching para treinadores, ministrado por Pedro Rufino. Tratou-se de uma formação certificada pelo IPDJ, desenvolvida no âmbito do mestrado em Treino Desportivo, da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), em Melgaço, e coordenador pelo docente João Camões.



0 comentário
bottom of page