top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Jazz regressa a Viana do Castelo, de 26 a 29 de julho

O Festival Jazz na Praça da Erva regressa para a 32ª edição, em Viana do Castelo, entre os dias 26 e 29 de julho, com concertos gratuitos na Praça da Erva, e dois concertos com entrada paga no Teatro Municipal Sá de Miranda. Os espetáculos têm início às 22 horas.




dois homens sentados a uma mesa de madeira, numa apresentação de evento

Esta edição abre a 26 de julho com showcases de Carlos Azevedo e Telmo Marques, na Praça da Erva, numa espécie de “warm up” para o concerto de piano a solo de Mário Laginha, com entrada livre. A 27 de julho, sobe a palco o trio THEMANDUS, jovem formação de jazz contemporâneo, com utilização de eletrónica. O projeto é composto por Afonso Silva, no saxofone/EWI, que significa Electronic Wind Instrument; Ricardo Alves, na guitarra, e Eduardo Carneiro, na bateria. O grupo venceu, em 2022, o Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro.

cartaz do evento

Nos dias 28 e 29 de julho, os concertos acontecem no Teatro Municipal Sá de Miranda, com bilhetes diários a 15 euros ou ‘full pass’ a 25 euros. A 28 de julho, o israelita Shai Maestro é a proposta do festival de jazz mais antigo do norte do país e, a 29 de julho, a lenda do jazz, Rhoda Scott (EUA), encerra o programa com chave de ouro, tocando num órgão Hammond original de 1958, sendo que neste concerto vai ser acompanhada pelo categorizado baterista francês Thomas Derouineau. Rhoda Scott, a primeira mulher a vencer o Gran Prix du Jazz Sacem (2022), apresentará, no Sá de Miranda, o álbum “Movin’Blues”.


A artista norte-americana vai utilizar um raro instrumento musical vindo diretamente de França, especificamente para este concerto: um órgão Hammond B3 original fabricado em 1958, equipado com duas Leslie originais, amplificação totalmente a válvulas e som com rodas fónicas – uma autêntica preciosidade de museu.


O Festival Jazz na Praça da Erva é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e conta com produção “Eventos David Martins”. A Antena 1 presta apoio como media partner.


Na conferência de imprensa de apresentação da 32ª edição do festival, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, afirmou que este é “um programa de excelência que conjuga dois espaços, mas que tem sempre a Praça da Erva como pano de fundo” por ser a origem do festival. Destacou o concerto intimista de Mário Laginha, que considerou o maior pianista português da atualidade e que se apresenta, pela primeira vez, num concerto de entrada gratuita na Praça da Erva.

dois homens sentados a uma mesa, a falar para uma sala
Manuel Vitorino - Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo

David Martins, da produção do evento, realçou o programa que conta “com duas propostas sonantes e de referência mundial e duas propostas mais contemporâneas e nacionais”. Explicou que, para o recital de Mário Laginha, o público estará sentado na Praça da Erva (cerca de 200 lugares sentados) e indicou que o projeto THEMANDUS conta com o vianense Ricardo Alves na formação. Realçou o facto de Shai Maestro ser “um dos talentos consagrados da nova geração”, frisando igualmente que a norte-americana Rhoda Scott (84 anos) é “um mito” e que este concerto se assume como “uma oportunidade única”.

dois homens sentados a uma mesa a apresentar um evento
David Martins - "Eventos David Martins"

Esta edição, totalmente dedicada ao órgão, representa um investimento de cerca de 50 mil euros por parte da autarquia. De acordo com David Martins, "cerca de 15% do financiamento do festival advém da bilheteira."



0 comentário

Kommentare


bottom of page