Jovem tetraplégico revive emoção de escalar na Serra da Peneda, Arcos de Valdevez | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Jovem tetraplégico revive emoção de escalar na Serra da Peneda, Arcos de Valdevez

Tetraplégico há sete anos, João Sousa participou numa escalada munido de óculos de Realidade Virtual com visão 360 graus, através de um percurso feito por amigos no Penedo da Meadinha, na Serra da Peneda e transmitido em tempo real. A NOS 5G proporcionou esta experiência imersiva.




homem a colocar óculos de realidade virtual

João Sousa viveu uma experiência única que lhe permitiu voltar a sentir as emoções de uma atividade que o apaixona: escalar. A tecnologia 5G da NOS encurtou os mais de 200km que separavam João do local da escalada.


Com o objetivo de recriar bons momentos e devolver ao João as emoções de voltar a escalar, a NOS juntou três escaladores experientes e parceiros do João – Marco Cunha, João Évora e Sérgio Sá – que equipou com smartphones 5G e uma câmara 360º para percorrerem a via número 24 do Penedo da Meadinha (Serra da Peneda), na freguesia da Gavieira, em Arcos de Valdevez.

santuário com penedo enorme, envolto em vegetação
Serra da Peneda

A 270 km de distância desse local, no Pavilhão Desportivo onde habitualmente treinava, em Paião, Município da Figueira da Foz, João Sousa utilizou óculos de Realidade Virtual para acompanhar a subida dos amigos, através de uma experiência completa (som e imagem) e muito próxima da realidade. A velocidade ultrarrápida e a baixa latência do 5G da NOS permitiram ao antigo praticante de escalada fazer parte do momento, interagindo em tempo real com os amigos e contemplando, numa visão 360º, a paisagem arrebatadora que se vê do topo do Penedo da Meadinha, a 1000 metros de altitude.

Em nota enviada às redações, o Município de Arcos de Valdevez agradece à empresa de telecomunicações pela escolha do local: "Muito obrigada à NOS por ter escolhido Arcos de Valdevez para realizar esta experiência de promoção do bem-estar social, que permitiu a João conseguir reavivar memórias. É muito bom ver que este local, para além de associar a História, a Religiosidade e a Natureza, no coração do Parque Nacional Peneda Gerês, também contribui para proporcionar experiências, momentos felizes e gratificantes aos nossos visitantes!"



0 comentário
bottom of page