Já arrancou a empreitada de construção da USF da Meadela
- Fernanda Pinto Fernandes

- 11 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Empreitada de construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela foi adjudicada por 2,2 milhões de euros e com um prazo de execução de 360 dias.
O novo equipamento de saúde irá contar com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, quatro consultórios, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, bem como salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas de banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.
De acordo com o projeto, o terreno onde será implementado a USF da Meadela conta com um declive ligeiro de aproximadamente 4 metros entre a via de acesso e o ponto mais alto do terreno. O projeto “teve como inspiração a morfologia e caraterísticas do local, nomeadamente o declive da altura de um piso entre o ponto mais alto e o ponto do mais do terreno e, ainda, da intenção de minimizar a diferença de alturas entre os edifícios vizinhos e altura do programa funcional”.
Neste sentido, a premissa “foi fazer um ‘não edifício’ camuflado na paisagem, como se um jardim de tratasse”. “Espacialmente, a proposta apresenta uma organização distinta entre utentes e funcionários, distinção esta que surge desde o parque de estacionamento até à entrada dos diversos consultórios. No interior, a separação dos diferenciados serviços é realizada pelo átrio de entrada que separa as áreas de salas de espera que, posteriormente, encaminham para o serviço destino”, explica o documento.
Os acabamentos e aspeto final “tiveram inspiração na história do concelho de Viana do Castelo e da sua produção de tijolos cerâmicos. Este material, para além de resistente, económico e de baixa manutenção, permite oferecer ao exterior uma imagem rica, trabalhada e com uma linguagem uniforme”, pelo que todo o edifício é revestido a tijolo cerâmico preto.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, visitou ontem o arranque da obra que irá ocupar uma área aproximada de 4.000 metros quadrados.

No ano passado, foi aprovada pelo Norte 2020 a candidatura a fundos europeus que permitiu o financiamento necessário à empreitada de construção da Unidade de Saúde Familiar da Meadela. Este projeto resulta de uma parceria efetuada através de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município de Viana do Castelo, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).
A candidatura aprovada foi apresentada ao Norte 2020 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que é a entidade adjudicante e que garante o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primário para depois ser entregue à ULSAM.












Comentários