top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência" é servido em 7 restaurantes de Melgaço

Melgaço associa-se, uma vez mais, à iniciativa “Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência”, que arrancou esta quinta-feira, 15 de fevereiro, e decorre até 15 de abril. A ação assume-se como uma oportunidade singular para degustar um dos pratos mais genuínos da gastronomia tradicional melgacense. No município mais a norte de Portugal são sete os restaurantes aderentes à ação, que acontece aos fins de semana. 




prato com lampreia de escabeche

Esta é a 15ª edição da iniciativa “Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência, promovida desde 2010, pela ADRIMINHO - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com a Confraria da Lampreia do Rio Minho e com os seis municípios do Vale do Minho - Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, e conta com a adesão de cerca de 100 restaurantes.


O principal objetivo desta ação é a promoção de um produto/prato gastronómico tradicional que tem assumido um caráter de forte atratividade turística para o território, valorizando a lampreia do Rio Minho, enquanto recurso endógeno e de elevado valor gastronómico, promovendo, paralelamente, as potencialidades naturais e culturais de cada concelho, fatores que atraem milhares de pessoas de Portugal e Espanha neste período. 


«É com orgulho e redobrado compromisso que afirmo que esta iniciativa é um marco e uma marca do relevante trabalho que este grupo de ação local tem desenvolvido no (e para o) território, um trabalho que foi novamente valorizado com a aprovação da Estratégia de Desenvolvimento Local - Vale do Minho 2030.», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista.  


A Adega do Sabino, O Adérito, O Brandeiro, O Mini-zip, Restaurante do Cinema, Tasquinha da Portela e o Verde Minho são os restaurantes aderentes em Melgaço.


Lampreia à bordalesa, assada no forno, ensopada no molho do seu próprio sangue e com arroz, recheada, escabeche e ainda sushi, são algumas das variadas propostas que os restaurantes irão apresentar durante estes dois meses.

mesa posta com panela com arroz de lampreia, lampreia frita, vinhos, queijo e lampreia de escabeche


0 comentário

Comentários


bottom of page