“Ler em Viana” – Festa do livro e das artes regressa ao Centro Cultural, de 15 a 30 de abril | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

“Ler em Viana” – Festa do livro e das artes regressa ao Centro Cultural, de 15 a 30 de abril

Entre os dias 15 e 30 deste mês, o Centro Cultural de Viana do Castelo é palco da segunda edição da iniciativa “Ler em Viana”, que se assume como a “festa do livro e das artes” numa estratégia mais ampla de criação e consolidação de hábitos de leitura para elevar o nível de literacia da população. A entrada é gratuita.




ilustração de livros com flores a sair de dentro

A iniciativa apresenta uma programação estruturada no diálogo entre cultura e educação, que contempla múltiplas atividades como sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontros com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 43ª Feira do Livro.


Na conferência de imprensa de apresentação da segunda edição do “Ler em Viana”, o Vereador da Cultura e da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, indicou que esta é “uma iniciativa cultural relevante para o nosso concelho, que alia cultura e educação numa simbiose que tem de existir entre as duas” e que está assente numa “programação estruturada e de qualidade”.

dois homens sentados a uma mesa, com microfones à frente
Rui Faria Viana e Manuel Vitorino na conferência de imprensa de apresentação da segunda edição do "Ler em Viana"

“Este diálogo entre a educação e a cultura é muito relevante e gera um enriquecimento mútuo”, declarou. No ano passado, o “Ler em Viana” conquistou 10 mil visitantes e os “Contornos da Palavra” reuniram 13 mil alunos, pelo que as expetativas para esta segunda edição são elevadas.


O diretor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Rui Faria Viana, destacou as duas componentes do evento: os Contornos da Palavra, que se desenrolam nas escolas do concelho, e a Feira do Livro que acontece no Centro Cultural, oferecendo oficinas, recitais de poesia, concertos, programação voltada para o público infantil nas tardes de sábado, domingo e no feriado do 25 de abril.

dois homens falando numa conferência de imprensa
Rui Faria Viana (à esquerda) e Manuel Vitorino (à direita)

No sábado, 15 de abril, inaugura pelas 11 horas, a exposição “Os Lusíadas 10

cantos por 10 ilustradoras”, com ilustrações para a edição de OS LUSÍADAS Município

de Guimarães, Universidade do Minho, Kalandraka Editora Portugal BIG - Bienal de

Ilustração de Guimarães (2021), que estará patente nos Antigos Paços do Concelho, na

Praça da República, de 15 a 30 de abril.


A abertura oficial da Feira do Livro acontece pelas 15 horas deste sábado, 15 de abril. A Feira contará com 32 expositores, reunindo 14 livreiros que representam as principais editoras do país. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 24h00, e ao fim de semana das 15h00 às 24h00.


Paralelamente, entre 17 e 28 de abril, desenvolve-se a 14ª edição dos “Contornos da Palavra”, em articulação com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, direcionada para os alunos e professores das escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo. A edição deste ano tem como temática “A Ciência de Educar”, e proporcionará uma imersão em atividades culturais e formativas que contribuem para aprendizagens dos alunos, do Pré-escolar ao Ensino Secundário, assim como para o desenvolvimento profissional dos docentes e outros agentes da comunidade educativa vianense. Conta com cerca de 11.100 alunos no presente ano letivo, dos sete Agrupamentos Escolares que agregam 71 escolas públicas (24 com pré-escolar; 36 com 1.º ciclo; 9 com 2.º ciclo e 3.º ciclo; e 6 com Secundário), e quatro Escolas Privadas (2 colégios, 1 Jardim de Infância e uma Escola Profissional).


O programa “Ler em Viana” inclui a presença de grandes nomes nacionais da cultura, como um concerto de Rodrigo Leão (15 de abril, 21h30), “A importância da palavra na música” com António Victorino d’Almeida e Valter Hugo Mãe (17 de abril, 21h30) e “As palavras e a censura” com José Pacheco Pereira e António Pedro Vasconcelos (18 de abril,

21h30).


“Conversa com escritores” irá juntar Marlene Ferraz e José Luís Peixoto (20 de

abril, 21h30) e a proposta “Falar de livros e de filmes” trará Mário Augusto ao Centro

Cultural vianense (21 de abril, 21h30). Dia 22 de abril, às 21h30, SURMA apresenta-se

num concerto na principal sala de espetáculos do concelho. A 29 de abril, também às

21h30, atua Noiserv. Os três concertos têm lotação máxima de 300 lugares e entrada gratuita, sendo que o levantamento dos ingressos deverá ser feito no dia dos concertos, das 15h00 às 21h15, até ser atingida a lotação. Não será permitida a entrada na sala depois do início do espetáculo.


Na segunda semana, “Conversa com escritores” reúne Isabel Campos e Rita

Ferro em torno do livro “Brevíssimo dicionário dos snobs” (26 de abril, 21h30) e Isabel

Campos e Richard Zimler para apresentar a obra “A aldeia das almas desaparecidas: a

floresta do avesso” (27 de abril, 21h30). Já “O Corpo Humano e a Ciência” junta Carlos

Fiolhais e Alexandre Quintanilha (28 de abril, 21h30).


O Vereador da Cultura e da Educação rematou a sessão de apresentação do “Ler em Viana” afirmando que “é mais do que uma feira do livro” e representa uma “mudança de paradigma”, que tem outra comodidade, em termos funcionais, estéticos e de conforto.


Programa completo para consulta disponível aqui.



0 comentário
bottom of page