Manuel Sobrinho Simões abre ano letivo no IPVC com conferência dia 3 de novembro
- Fernanda Pinto Fernandes

- 2 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo recebe Professor Manuel Sobrinho Simões para conferência de abertura do ano letivo sob o tema “Cancro, Sociedade e Longevidade”, dia 3 de novembro às 15 horas.
O Professor Manuel Sobrinho Simões é o convidado para a conferência que marcará a abertura do ano letivo na Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Com o mote “Cancro, Sociedade e Longevidade”, o orador irá proferir a conferência para toda a comunidade da Escola Superior de Saúde, incluindo alunos do primeiro ano. Pelas atuais restrições na ocupação do auditório da ESS, decorrentes das orientações da DGS e do Plano de Contingência Covid-19, do IPVC, a sessão poderá ser assistida presencialmente, com restrição de lugares, ou à distância pois vai ser transmitida através da plataforma zoom.
No âmbito da integração a novos/as estudantes da ESS, a organização definiu que serão destinados lugares presencias a estudantes do 1.º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem e do 1º ano do CTESP em Termalismo e Bem-estar. Tendo em conta a limitação de participantes da plataforma Zoom, quem não conseguir entrar na sessão poderá assistir à sessão através do canal Youtube da Escola Superior de Saúde https://youtu.be/r3xl8ZIH7Uk
Manuel Sobrinho Simões
Manuel Alberto Coimbra Sobrinho Simões é um investigador e médico português. Desempenha funções como professor Adjunto de Patologia e Biologia Celular do Jefferson Medical College Universidade de Thomas Jefferson, em Filadélfia, é avaliador do Consórcio de Investigação em Cancro Gástrico formado pelo Instituto de Cancro da Noruega e pela Universidade de Zhengzhou. É ainda membro dos conselhos científicos da Escola Europeia de Patologia, do Curso Europeu de Patologia Celular e da Associação Europeia de Prevenção de Cancro, integrando também o Comité Redatorial da Associação de Diretores de Patologia Cirúrgica dos E.U.A. (ADASP). Como criador do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto), é lá que desenvolveu e desenvolve grande parte da sua investigação.
Formação Académica
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Doutoramento em Patologia pela FMUP
Pós-doutoramento em Microscopia Electrónica pelo Norsk HydroŽs Institute for Cancer Reserch
Áreas de Investigação
A investigação levada a cabo por Manuel Sobrinho Simões baseia-se sobretudo nos fenómenos da patologia humana, nomeadamente estudos de cancro. Dentro dos vários trabalhos realizados e que ainda realiza como investigador, destacam-se as patologias da tiroide. Ao longo do seu percurso como investigador já publicou centenas de artigos.












Comentários